Enquanto cinco desembargadores e cinco deputados estaduais decidem quem governará Santa Catarina, o 26 de março de 2021 é o dia mais triste desde o começo da pandemia no Estado. As 210 mortes confirmadas em 24 horas resumem o avanço da doença nos municípios catarinenses e contrastam com o momento político. Independentemente da importância do assunto que se discute no processo de impeachment – inclusive um tema vinculado ao combate à pandemia -, a trágica marca é emblemática diante da condição do enfrentamento à Covid-19 em SC.
Continua depois da publicidade
> Painel do Coronavírus: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia
> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina
O que está em jogo na votação do Tribunal do Impeachment tem efeito direto sobre a tristeza que se instalou sobre o Estado. Dependerá da posição dos deputados e desembargadores quem comandará as reações ao avanço da doença. Carlos Moisés da Silva é o atual governador, mas nas próximas horas pode ser afastado por até 120 dias. Em seu lugar assumiria a vice-governadora, Daniela Reinehr.
> AO VIVO: acompanhe a votação do impeachment do governador de SC no caso dos respiradores
Continua depois da publicidade
Não há dúvida de que SC precisa discutir o caso dos respiradores. Foram R$ 33 milhões gastos com equipamentos fantasmas de forma totalmente equivocada. Acompanhei CPI dos Respiradores, li documentos de diferentes frente de investigação, conversei com investigadores. Em cada uma dessas situações fiquei convicto de que houve uma sucessão de erros, inclusive com apontamento da apuração policial de que parte foi intencional a partir do envolvimento de organização criminosa.
Paralelo a isso, há neste 26 de março um cenário extremamente complexo do lado de fora do ambiente virtual, onde deputados e desembargadores julgam Moisés por seu suposto crime de responsabilidade. E isso não pode ser ignorado. O impeachment, como muito tem se dito durante esta sexta-feira, é um processo jurídico-político. SC sofreu bastante com as idas e vindas políticas de 2020, desde as disputas envolvendo Executivo e Legislativo até as eleições municipais.
As lições desta trágica sexta-feira pelo maior número de mortes da pandemia precisam ser vistas também sob o ponto de vista dos efeitos das tomada de decisão das diferentes esferas políticas. O que for decidido no Tribunal do Impeachment será sentido pela sociedade catarinense já no final semana. Assim como a cada 24 horas enxergamos aumentar a triste lista de perdas pela Covid-19.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
SC supera 10 mil mortes por covid-19 no dia em que completa um ano da 1ª vítima
Dados mostram como o aumento de casos de covid-19 em SC impacta de imediato internações e mortes
 
				 
                                    