O estado de calamidade pública por conta do coronavírus foi prorrogado em Santa Catarina. A decisão está no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (14). O ato prevê a extensão da condição até 31 de dezembro de 2020. O texto assinado pelo governador Carlos Moisés da Silva é um aumento do decreto 562/2020, que havia estabelecido o prazo inicial de seis meses desde 17 de abril.

Continua depois da publicidade

> Entenda o que está liberado e proibido em cada região de SC conforme o mapa de risco de coronavírus

> Veja quais regiões de SC podem retomar aulas conforme o risco para Covid-19

As decisões estabelecidas pela secretaria de Saúde passam diretamente pelo estado de calamidade pública. Além de servir como balizador para os prazos, o decreto também possibilita que o Estado agilize contratações durante o período da pandemia.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Continua depois da publicidade

> SC segue com 12 regiões com risco grave para Covid-19; secretário de Saúde avalia cenário

O texto da regulamentação 562/2020 traz as regras gerais para o enfrentamento à doença em SC. Desde a sua primeira edição, o governo fez diferentes atualizações como a inclusão do mapa de risco e das cores que permitem a reabertura das atividades conforme a situação de cada região.

Em março, os deputados também aprovaram um decreto legislativo de calamidade pública. O texto que saiu da Assembleia Legislativa (Alesc) já previa a condição no Estado até o final de 2020.

Leia mais:

> Os bastidores da votação do impeachment dos respiradores na Alesc

Europa aumenta restrições contra segunda onda de Covid-19

Calor de 43°C em SC: precisamos falar de Aquecimento Global

Médico completa 6 meses internado com Covid-19 em UTI de SC

Destaques do NSC Total