nsc
nsc

Gastronomia

Como fazer arroz de carreteiro? Aprenda a preparar essa iguaria que é unanimidade nacional

Compartilhe

Beto
Por Beto Barreiros
21/08/2020 - 09h00
Esta receita tipicamente brasileira, ainda é preparada em muitos lugares em panela de ferro
Esta receita tipicamente brasileira, ainda é preparada em muitos lugares em panela de ferro (Foto: Beto Barreiros, divulgação)

O arroz carreteiro ou arroz de carreteiro foi criado no Rio Grande do Sul por transportadores de carga por todo o sul do Brasil. Como ficavam muito tempo fora de casa, levavam ingredientes que não necessitavam de refrigeração, especialmente o charque e o arroz.

> Leia também: Como preparar shitake, o cogumelo comestível mais consumido no mundo

Esta receita tipicamente brasileira, ainda é preparada em muitos lugares em panela de ferro. Fazem parte dela arroz cateto, cebola, alho, salsa, charque e o óleo vegetal. Com o tempo, o charque, que é um tipo de carne seca, foi sendo substituído por sobras do tradicional churrasco do final de semana, que ainda incluem linguiça, tomate e ovos cozidos. Nela é possível substituir o arroz cateto por arroz arbório, carnaroli e até o arroz para sushi.

Ingredientes (8 pessoas):

- 400 g de charque ou carne seca sem gordura

- 400 g de arroz cateto branco ou o da sua preferência

- 1 litro de água

- 100 g de cebola

- 200 g de tomate sem as sementes

- 50 g de salsa ou salsinha

- 20 g de alho sem casca

- 150 ml de óleo vegetal ou azeite de oliva

> Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina

Modo de preparo:

- Depois de dessalgar a carne seca, tire o excesso de gordura e corte em cubinhos de 1 cm.

- Em uma panela, de preferência de ferro, aqueça o azeite ou o óleo vegetal em fogo médio. Após, adicione a cebola e refogue até que fique transparente. Em seguida, adicione o alho e refogue até que fique um pouco dourado. Coloque a carne seca e frite até que comece a querer grudar no fundo da panela. Coloque o tomate  e refogue até que fiquem macios. 

- Após, adicione o arroz e dê uma fritada nele junto com os outros ingredientes. Quando as extremidades do arroz ficarem translúcidas, coloque a água fervendo, tampe a panela e cozinhe entre 10 e 12 minutos. 

- Para não errar no tempo, verifique as instruções de cozimento na embalagem, porque o tempo de cozimento de um tipo de arroz é diferente do outro. Quando falar 2 minutos para o fim do cozimento do arroz, adicione a salsinha picada e misture, para o seu sabor ficar incorporado em todo o arroz. Sirva na própria panela para ele manter a temperatura.

> Leia mais receitas e dicas do Beto Barreiros.

Leia também:

> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

> Saiba qual o tipo de taça ideal para cada vinho

> Por que existem diferentes tipos de garrafa de vinho?

Beto Barreiros

Colunista

Beto Barreiros

Representante da cultura da Ilha de Santa Catarina, Beto apresenta suas receitas e dá dicas sobre produtos e tendências. Beto é o criador do famoso Box 32, no Mercado Público de Florianópolis.

siga Beto Barreiros

Beto Barreiros

Colunista

Beto Barreiros

Representante da cultura da Ilha de Santa Catarina, Beto apresenta suas receitas e dá dicas sobre produtos e tendências. Beto é o criador do famoso Box 32, no Mercado Público de Florianópolis.

siga Beto Barreiros

Mais colunistas

    Mais colunistas