nsc
    nsc

    Nutrição

    Prematuridade e aleitamento materno de mãos dadas pela vida

    Compartilhe

    Carol
    Por Carol Bandeira
    16/11/2020 - 07h00
    Dia Mundial da Prematuridade é comemorado em 17 de novembro
    Dia Mundial da Prematuridade é comemorado em 17 de novembro (Foto: Pexels, banco de imagens)

    Novembro é o mês escolhido para homenagear a prematuridade, sendo o dia 17 considerado o Dia Mundial da Prematuridade. Sendo um mês convidei a médica pediatra Dra. Tatiana Lemos, membro da Diretoria de Ações Comunitárias da Sociedade Catarinense de Pediatria, membro do Coramas – Grande Florianópolis e idealizadora do Projeto Amigos do Banco de Leite, para escrever sobre esse assunto tão importante e que ela é expert.

    > Como fazer a extração e armazenamento do leite materno?

    No Brasil 12,4% dos bebês nascem prematuros, isto é, com menos de 37 semanas de gestação. Seus pulmões, intestino, cérebro, suas defesas imunológicas ainda estavam em formação, enquanto eram protegidos e nutridos dentro do ventre da sua mãe. Por causa disto são frequentes as internações em UTI, e a necessidade de cuidados especiais para garantir que cresçam saudáveis.

    É por isso, a importância de se falar sobre o assunto, para alertar a sociedade da importância do zelo na gestação e pré-natal evitando os nascimentos prematuros, e com estes bebês que exigirão atenção redobrada. Para isso instituiu-se o mês como Novembro Roxo, para promover o debate sobre o assunto.

    > Ansiedade e a compulsão alimentar: entenda como as emoções influenciam na alimentação

    Mas existe algo incrível! O leite materno que já é o alimento perfeito para todos os bebês, ainda tem um papel extraordinário para os prematuros. Ele se adapta a idade gestacional do recém-nascido, trazendo uma concentração maior de elementos de defesa em sua composição, pois “sabe” que esta é uma das maiores necessidades dos prematuros. Tem em sua composição todos os nutrientes perfeitos que nenhum outro alimento poderia substituir.

    > Leite de vaca, fórmula infantil e composto lácteo: qual a melhor opção para criança?

    No entanto nem sempre as suas mamães conseguem amamentar neste período, e contam com uma ajuda valiosa; das doadoras de leite materno. Por isso se você tem leite para dar e doar, procure o banco de leite mais próximo da sua casa e abrace essa causa.

    Vamos todos dar as mãos pela vida!

    Leia também:

    > Hábitos alimentares e tecnologia

    > Memória afetiva e gastronômica: "o cheirinho da comida de vó" explicado pela psicogenealogia

    > Açúcar da fruta é bom ou ruim?

    > Conheça cinco alimentos que previnem o câncer de intestino

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas