nsc
nsc

Nutrição

Como fazer a extração e armazenamento do leite materno?

Compartilhe

Carol
Por Carol Bandeira
09/11/2020 - 07h00
E é super importante lembrar que pode armazenar o leite materno em geladeira por até 12 horas ou congelar por até 15 dias.
E é super importante lembrar que pode armazenar o leite materno em geladeira por até 12 horas ou congelar por até 15 dias. (Foto: Pexels, banco de imagens)

Você sabia que é importante oferecer o leite materno de acordo com o seu horário de retirada? Pois é, isso mesmo! Para quem não sabe, o leite materno durante o dia tem alta concentração de cortisol, fazendo com que os bebês fiquem acordados e mais alerta. Já o leite materno da noite contém melatonina, o que faz com que o bebê regule o sono e também auxilie na digestão. E não é só isso, pois ele também tem muitas vitaminas e minerais que se diferenciam e ajudam na melhor absorção de seus nutrientes.

> Ansiedade e a compulsão alimentar: entenda como as emoções influenciam na alimentação

Isso não é demais!?! Só reforça o quanto o nosso corpo é perfeito. Não é mesmo?! E para falar sobre esse assunto, quis chamar uma especialista em cuidados intensivos neonatal e pediátrico, a enfermeira Andressa Soares de Souza Viera, da ViaLac.

Como fazer a extração do leite?

A extração do leite pode ser com ordenha manual, onde a pega da mão deve ser em formato de “C” com o dedão na parte superior a auréola e os demais dedos na parte inferior a mama. Com os dedos polegar e indicador, fazer uma leve pressão contra o peito e em seguida levar um dedo em encontro levemente sem encostar um no outro. Você também pode fazer com o auxílio da bomba elétrica extratora de leite, o que é mais rápido e fácil, além de oferecer maior conforto pois simulam a sucção natural do bebê.

> Leite de vaca, fórmula infantil e composto lácteo: qual a melhor opção para criança?

Você pode ordenhar pela manhã. Muitas mães obtêm o máximo de leite materno pela manhã devido ao pico de prolactina. Entre as mamadas, 30-60 minutos após a amamentação ou pelo menos uma hora antes da amamentação.

Se o seu bebê quiser amamentar logo após a extração do peito, deixe-o! Cada mãe e bebê são diferentes, planeje suas sessões de extração de leite em torno do que funciona melhor para vocês dois.

> Memória afetiva e gastronômica: "o cheirinho da comida de vó" explicado pela psicogenealogia

Como armazenar o leite materno?

O leite extraído para o armazenamento deve estar identificado com a data e a hora da retirada, e armazenado em frasco de vidro com tampa de plástico, onde ele deve ser esterilizado antes de armazenar o leite. E é super importante lembrar que pode armazenar o leite materno em geladeira por até 12 horas ou congelar por até 15 dias. Por isso, se extraiu o seu leite as 12h, ofereça em outro dia no mesmo horário. 

E lembre-se: INCENTIVE UMA MÃE A AMAMENTAR!!

Leia também:

> Hábitos alimentares e tecnologia

> Veja 10 lugares em Santa Catarina para conhecer e desfrutar da gastronomia

> Açúcar da fruta é bom ou ruim?

> 10 aplicativos para cuidar da saúde física e mental

> Conheça cinco alimentos que previnem o câncer de intestino

Carol Bandeira

Colunista

Carol Bandeira

Mãe de 3, especialista e uma das referências no país em nutrição materno-infantil. É empreendedora, docente e pesquisadora. Ajuda pais e nutricionistas a nutrir com amor as futuras gerações.

siga Carol Bandeira

Carol Bandeira

Colunista

Carol Bandeira

Mãe de 3, especialista e uma das referências no país em nutrição materno-infantil. É empreendedora, docente e pesquisadora. Ajuda pais e nutricionistas a nutrir com amor as futuras gerações.

siga Carol Bandeira

Mais colunistas

    Mais colunistas