nsc
nsc

Política

Amin dá empurrãozinho em André Mendonça de olho em Bolsonaro

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
14/10/2021 - 16h18
André Mendonça
André Mendonça (Foto: Senado Federal, Divulgação)

O senador Esperidião Amin (PP) abraçou a causa da indicação de André Mendonça à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Propôs formalmente que o Senado vote em regime de urgência, abrindo mão da sabatina na CCJ. O pedido foi negado pelo senador Veneziano Vital do Rego - mas, diante disso, na quarta-feira (13) Amin fez um apelo diretamente ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, dizendo que a obstrução da sabatina pelo senador Davi Alcolumbre ofende princípios republicanos.

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Alcolumbre, que preside a CCJ, engavetou a indicação de André Mendonça e não dá sinais de que pretende abrir a gaveta. Há um entendimento entre boa parte dos senadores de que a atitude expõe o Senado de forma desnecessária e causa prejuízos ao Supremo, que está com um ministro a menos. Oficialmente, é essa a motivação de Amin para a movimentação pró-André Mendonça. Mas há também um leitura política no gesto do senador catarinense.

Exclusivo: André Mendonça diz que assinaria com Bolsonaro ação contra restrições dos governadores

Terrivelmente evangélico – nas palavras do próprio presidente da República – Mendonça não contou com muito esforço de Bolsonaro para garantir celeridade à sua sabatina e apoio à sua aprovação. O presidente teria sentido que pagou sua dívida com o eleitorado evangélico ao fazer a indicação, e já considerava até a hipótese de colocar outros nomes na lista quando o caldo entornou. 

Ocorre que o apoio entre o eleitorado evangélico, fundamental para o presidente, vem caindo segundo as pesquisas. E o andamento da indicação de André Mendonça (ainda que não seja aprovado pelos senadores) passou a ter uma importância estratégica para Bolsonaro.

Ao abraçar a causa, Amin dá seu empurrãozinho estratégico para ajudar o presidente. Bolsonaro, que ensaia um retorno ao PP e é candidato favorito da maior parte do eleitorado em SC, tem o condão de impulsionar candidaturas ao Governo do Estado. O senador fez as contas.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas