O balanço da Secretaria de Estado da Fazenda aponta que Santa Catarina registrou em janeiro a melhor arrecadação mensal da história: R$ 4,5 bilhões. Um recorde. O número foi impulsionado pela temporada de verão, e prova que a indústria do turismo é um bom negócio para o Estado.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

A arrecadação de janeiro deste ano foi 22% maior do que no mesmo período em 2023, um resultado que converge com o aquecimento do “destino SC”. O ano começou com movimentação recorde de turistas no Réveillon e com um salto no número de escalas de cruzeiros, que também impulsionam a arrecadação de impostos.

Entre os setores que mais arrecadaram no mês estão os postos de combustíveis e os supermercados – ambos relacionados à maior movimentação de pessoas no Estado.

Balneário Camboriú aguarda licença para reforçar alargamento da Praia Central

Continua depois da publicidade

A Fazenda avisou que os números de janeiro são sazonais. O Governo do Estado projeta uma alta na arrecadação em 2024, só que mais discreta – algo em torno de 6% a 7%. Mas o crescimento de janeiro mostra o quanto o turismo movimenta e impulsiona a economia.

O turismo é responsável, hoje, por 12,5% do PIB de Santa Catarina. É uma fatia respeitável, mas com potencial para crescer ainda mais. O desafio para o Estado é superar a sazonalidade, e garantir que o setor movimente – e arrecade – ao longo do ano, o mesmo que movimenta na alta temporada de verão.

Servidores do IMA pedem suspensão do processo seletivo para temporários

A Secretaria de Estado de Turismo faz uma boa aposta ao investir na divulgação de Santa Catarina como destino de inverno – e o governo tem ajudado a atrair novos voos internacionais, que também são promessa para alavancar o turismo para além da temporada.

Para além da geração de emprego e renda, mais receita no cofre estadual significa maior capacidade de investimento público. É ganha-ganha.

Continua depois da publicidade

Veja fotos de praias famosos de Santa Catarina

Leia também

Conheça as praias de SC famosas em todo o Brasil

Conheça a Ilha do Campeche, a praia chamada de Caribe brasileiro

Saiba quais as praias mais buscadas para a temporada em Florianópolis

Destaques do NSC Total