A prefeitura de Balneário Camboriú deu entrada num pedido de licenciamento ambiental junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) para uma obra de contenção do alargamento da Praia Central na Barra Sul, com a instalação de tubos geotêxteis preenchidos com areia. Instalados no fundo do mar, eles servem como uma barreira física para redirecionar as correntes.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

A obra, de R$ 3,5 milhões, foi autorizada pelo município e deve ser executada pela empresa Caruso, que é responsável pelo monitoramento permanente da praia. Mas o IMA determinou que seja feito um novo processo de licenciamento, dissociado da autorização concedida em 2021 para o engordamento da praia.

Enquanto aguarda a licença ambiental, a prefeitura pediu à empresa de monitoramento uma solução alternativa, que não envolva novas intervenções na Barra Sul:

Servidores do IMA pedem suspensão do processo seletivo para temporários

Continua depois da publicidade

– É possível conter a erosão alternando as correntes naquele ponto. O que está se verificando é se isso não traria processo erosivo para outro ponto na praia – diz o engenheiro Rubens Spernau, responsável pelas obras de alargamento da Praia Central.

A Barra Sul é historicamente o ponto mais sensível ao avanço do mar da praia, que recebeu uma megaobra de alargamento em 2021. O trecho é um dos principais focos do monitoramento permanente. A orla diminuiu pelo menos 70 metros na região, que foi a única a registrar erosão desde a conclusão das obras.

A perda de sedimentos na Barra Sul já era esperada no estudo das correntes, que foi feito pela empresa dinamarquesa DHI para embasar as obras de alargamento Diante disso, o ponto recebeu mais areia do que o restante da praia durante a fase de engordamento – mas já era considerada a hipótese do trecho precisar de reforço.

Apesar da perda pontual de areia na Barra Sul, as obras de alargamento da Praia Central são consideradas um sucesso. A empreitada motivou uma “onda” de engordamento de praias ao longo de toda a costa brasileira.

Continua depois da publicidade

Veja os “apartamentos-camarote” de Balneário Camboriú para o Carnaval:

Leia mais:

Disputa por construtora de luxo de SC tem nova reviravolta na Justiça

“Prédio do Neymar” volta ao topo em duelo de arranha-céus em Balneário Camboriú

O trecho da decisão de Alexandre de Moraes que incomodou até advogados progressistas

Como ofensiva sobre Bolsonaro e PL repercutiu em SC

Destaques do NSC Total