Unidades públicas e privadas de saúde em Balneário Camboriú registram fila de pacientes com sintomas de síndrome respiratória nesta segunda-feira (3), e a espera por atendimento chega a durar algumas horas. Somente na Central Covid-19 do Hospital Ruth Cardoso, 146 pacientes foram atendidos até o fim da tarde.
Continua depois da publicidade
O “boom” de casos de síndrome respiratória ocorre poucos dias após a virada de ano, que registrou movimento recorde na cidade. A rede hoteleira mantém lotação máxima até o dia 8 de janeiro.
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
O direcionamento para a Central Covid é praxe para pacientes que apresentam sintomas respiratórios – mas segundo a secretária de Saúde Leila Crocomo, menos de 10% dos que estiveram no local testaram positivo para Covid-19. Isso indica que a maioria dos casos é possivelmente, de influenza. O protocolo estadual determina testagem para influenza somente em casos de internação.
Bolsonaro interrompe folga em SC e parte na madrugada
Continua depois da publicidade
Os bastidores da partida às pressas de Bolsonaro de SC
A situação é semelhante no Hospital da Unimed, o maior hospital privado da região. Oito a cada 10 pessoas que procuram o Pronto Atendimento têm sintomas respiratórios. A coluna apurou que, durante a tarde desta segunda-feira, pelo menos 85 casos foram identificados.
A secretária Municipal de Saúde disse que o considera o movimento de pacientes “normal” para o período, quando a cidade tem um grande fluxo de turistas. No entanto, fontes ouvidas pela coluna indicam que a quantidade de atendimentos de síndrome respiratória está muito acima do esperado.
Outro indicador que aponta para explosão de casos é a falta de testes de Covid-19 em farmácias da cidade. Algumas unidades já informam em cartazes no lado de fora da vitrine que os testes acabaram.
A maioria das pessoas atendidas nas unidades de saúde são turistas, pessoas que deverão retornar às cidades de origem nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
Prefeitos avaliam negociar vacinas para crianças com a Pfizer
Caravelas-portuguesas invadem Litoral Norte de SC; espécie é mais perigosa que água-viva
Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão
Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões