nsc
nsc

Opinião

Em guerra com a democracia, Bolsonaro diz que "só Deus" o tira da presidência em Joinville

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
06/08/2021 - 19h15 - Atualizada em: 06/08/2021 - 19h23
Bolsonaro disse que "só Deus" o tira da presidência
Bolsonaro disse que "só Deus" o tira da presidência (Foto: Divulgação, Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou a vinda a Santa Catarina para esticar um pouco mais a corda que sustenta a democracia brasileira, já tensionada pelos constantes ataques feitos por ele às instituições. Desrespeitando o decoro e a liturgia do cargo que ocupa, Bolsonaro foi gravado nesta sexta-feira (6) usando um palavrão para se referir ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. Mais cedo, em uma fala a empresários em Joinville, atacou o sistema eleitoral e disse que “só Deus” o tira da cadeira de presidente.

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

- Já dou o recado: só Deus me tira daquela cadeira – afirmou.

Em franca campanha eleitoral e em guerra declarada contra a Justiça, as instituições e a democracia, o presidente voltou a dizer que é “imbrochável” e atacou os adversários políticos – os reais e os imaginários. Alvo preferencial das últimas semanas, o ministro Barroso foi acusado até de defender que crianças com 12 anos tenham relações sexuais. Obviamente, mais uma mentira da torpe retórica do presidente.

Bolsonaro visita Joinville nesta sexta-feira; acompanhe o dia do presidente

Moisés não vai participar da agenda de Bolsonaro em SC

- Não ofendi nenhum ministro do Supremo, apenas falei da ficha do sr. Barroso, defensor do terrorista (Cesare) Batisti, favorável ao aborto, da liberação das drogas, da redução da idade para estupro de vulnerável. Ele quer que nossas filhas e netas com 12 anos tenham relações sexuais sem problema nenhum – disse o presidente.

Nas falas de Bolsonaro não houve um anúncio sequer para Santa Catarina. Nem ministro ele trouxe a tiracolo desta vez – veio acompanhado dos parlamentares catarinenses mais próximos, como o senador Jorginho Mello (PL) e os deputados Daniel Freitas (PSL) e Caroline de Toni (PSL), e de dois pastores evangélicos que têm os dois pés na política: Silas Malafaia e o ex-senador Magno Malta. Habituado a passar férias no Estado, o presidente veio fazer campanha. 

Bolsonaro diz que "não tem como comprovar se eleições foram fraudadas"

Bolsonaro rebate STF sobre gestão na pandemia: "fake news"

Em junho, Bolsonaro estava em Chapecó, em um roteiro semelhante ao de agora, quando os irmãos Miranda soltaram a bomba das suspeitas sobre a compra de vacinas na CPI da Covid no Senado. Desta vez, passeia pelo Estado no momento em que as instituições reagem às suas bravatas – será investigado por propagar fake news, a pedido do TSE, e foi citado nominalmente pelo ministro Luiz Fux, presidente do STF, pelos ataques que faz à Suprema Corte. 

SC oferece realidade paralela a Bolsonaro enquanto governo implode na CPI

Bolsonaro já se acostumou a buscar refúgio em SC enquanto sua batata assa em Brasília. Em meio à crise, ainda encontra no Estado uma plateia cativa que, mesmo diante dos arroubos antidemocráticos e da falta de anúncios relevantes, lhe garante aplausos.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Quanto vale uma medalha de ouro?

Corrida de bandeja? Veja esportes que brasileiros seriam medalha de ouro

Saiba se atletas olímpicos podem beber álcool e entenda mais sobre

O que é o gesto de protesto no pódio das Olimpíadas

Cobra d’água: tudo que você precisa saber sobre

Cobra de jardim: o que tem por trás da espécie

Tem para todos os gostos: descubra os tipos de cogumelos

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid?

Como recuperar o paladar depois da Covid

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas