nsc
nsc

Infraestrutura

Começa última etapa da megaobra de alargamento da praia em Balneário Camboriú

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
16/10/2021 - 12h52 - Atualizada em: 16/10/2021 - 14h00
Tubulação está sendo transportada para altura da Rua 1.800
Tubulação está sendo transportada para altura da Rua 1.800 (Foto: Divulgação, Prefeitura de BC)

Começou na manhã deste sábado (16) o reposicionamento da tubulação que leva areia da draga até a orla da Praia Central em Balneário Camboriú. O processo, que deveria ter ocorrido na última quinta-feira, foi adiado devido às más condições da maré. Com a mudança na tubulação, começa a última etapa das obras de alargamento, entre o Centro e o Pontal Norte.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

As condições da mar mão permitiram o reposicionamento nos últimos dias porque o trabalho exige a flutuação dos tubos. Para isso, são usados quatro rebocadores. A expectativa é que o trabalho de reinstalação dos dutos, neste sábado, termine em seis horas. Assim que for concluído, os dutos serão ligados à draga e a areia será transportada ao novo ponto, na altura da Rua 1.800 – mais próximo da região Norte da praia.

Na sexta-feira, as obras alcançaram a altura da Praça Almirante Tamandaré, na região central. Isso significa que mais da metade do alargamento já foi concluído. A prefeitura informou que o alargamento está de acordo com o cronograma estabelecido pelo municío. 

A expectativa é que as obras sejam entregues até o início de novembro.

Veja como está o alargamento da praia em BC:

BC é autuada por executar obras de alargamento diferentes da licença, diz IMA

Três vezes mais praia

Nos trechos já alargados, a faixa de areia passou de 25 para em média 70 metros de largura. A Secretaria de Meio Ambiente abriu licitação para contratar o plantio de restinga, o que deve ajudar a proteger a obra de erosão.

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

O alargamento da Praia Central é a maior obra desse tipo feita na América Latina, com 2,8 milhões de metros cúbicos de areia utilizados, e custo de R$ 66 milhões. O consórcio DTA/Jan de Nul, que executa a obra, pediu correção dos valores devido à alta do dólar.

Veja mais fotos do alargamento em BC:

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas