Depois de seis anos, a Justiça do Trabalho localizou na República Dominicana os herdeiros de um imigrante do Haiti que morreu em 2013 em Navegantes, em um acidente de trabalho. A família tem direito a receber quase meio milhão de reais de indenização.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O acordo judicial só podia ser homologado após a localização dos familiares. O inquérito civil público que deu origem aos valores foi instaurado pelo Ministério Público do Trabalho em 2016, envolvendo a empresa do ramo alimentício em que o homem, morto aos 25 anos, trabalhava no momento do acidente fatal. Ele foi vítima da explosão de uma caldeira.

A falta de informações sobre o paradeiro dos herdeiros, no entanto, se tornou um desafio para a Justiça. Diante disso, em 2017 a empresa ajuizou uma ação de consignação em pagamento – uma medida jurídica que permite ao devedor depositar em juízo o valor devido, quando não consegue efetuar o pagamento a quem tem direito.

Construtora aluga prédios inteiros em Balneário Camboriú para programa inovador de moradia

Continua depois da publicidade

Em 2021, o juiz Daniel Lisbôa, titular da Vara do Trabalho de Navegantes, fez contato com uma associação de haitianos, que ajudou a localizar a família. Os dois filhos do trabalhador, de relacionamentos diferentes, têm hoje 10 e 16 anos e vivem na República Dominicana, cada um com a respectiva mãe.

Após a localização, outro desafio era notificar os herdeiros sobre a decisão – o que foi feito pelo Whatsapp, com ajuda de um intérprete. Com o acordo homologado, os filhos passam a receber mil dólares por mês, cada um, pelos próximos três meses. De acordo com o juiz, esse procedimento é feito para que eles tenham estabilidade enquanto é preparada uma nova audiência, que acontecerá em fevereiro, quando será discutida a transferência do valor total e a possibilidade de que as famílias passem a viver no Brasil, na condição de refugiados.

Leia mais:

Ministro dos Transportes responde cobrança de Jorginho e ‘cutuca’ governador; vídeo

O que Lula disse sobre enchente em SC e liberação de recursos

Senadora Ivete da Silveira recebe comenda da Ordem do Rio Branco em Brasília

Agricultores de SC afetados por enchentes terão crédito e renegociação de dívidas, diz ministro

Grupo coordenado por Jorge Goetten propõe Política Nacional de Combate à Violência nas Escolas

Destaques do NSC Total