nsc
nsc

Cultura

Novo mural gigante de Florianópolis traz homenagens para as mulheres

Compartilhe

Edsoul
Por Edsoul
25/03/2021 - 18h27 - Atualizada em: 26/03/2021 - 07h24
Quatro mulheres artistas de máscara
Artistas Gugie Cavalcanti, Laura Loli, Mariê Balbinot e Tuane Ferreira (Foto: Divulgação)

Quebra de preconceitos e paradigmas. Inclusão, arte, valorização do feminino e suas diversidades. Tudo isso estará dentro de um único trabalho que será realizado através do graffiti, em pleno centrão de Floripa. 

A propósito, a Capital de SC está cada vez mais colorida, linda e atrativa, quando o assunto é intervenção de artes urbanas e murais gigantes. Desta vez, quatro artistas se reuniram para executar uma obra que traz, como as demais já existentes, precedentes para lutas que deveriam ser de todas as pessoas de bem que são desprovidas de preconceitos.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp. Clique aqui

> Governo de SC altera decreto com medidas restritivas; veja mudanças

O mural foi criado pelas artistas Gugie Cavalcanti, Laura Loli, Mariê Balbinot e Tuane Ferreira, que também é a coordenadora artística da ação. A arte desenvolvida será uma homenagem dessas mulheres para outras mulheres.

Na parede da loja Pompéia, que fica ao lado da Praça das Flores, na rua Felipe Schmidt, estará nos encantando a partir da próxima semana (se o tempo permitir o término da obra), uma homenagem que nos fará convites a reflexões. O mural representa o que é ser mulher na essência, questão que transpassa gênero físico e conceitos sociais, trazendo essa reflexão através do retrato de uma mulher transsexual e artista, a Jehnny Glow. 

Mural em Florianópolis
Mural no Centro de Florianópolis
(Foto: )

Cada elemento presente na composição importa, representa e significa, nesta mensagem compartilhada na união das artistas que acreditam que a execução realizada exclusivamente por mulheres, aporta essa poderosa energia feminina que gera, é fértil e também cura.

Uma parada importante como essa só está rolando porque existe o "Street Art Tour", que não só incentiva e executa projetos assim, como também valoriza arte, artistas e futuros pintores. Tudo tem rolado através da lei municipal de incentivo à cultura. Bacana, né?

> A cultura Hip Hop ocupou o Morro da Penitenciária, que se tornou um dos principais pontos de arte urbana de Florianópolis

> Grupo Palavra Feminina aposta na união de talentos em novo videoclipe

No domingão, às 17 horas, vai rolar uma live no Instagram do "Street Art Tour". Nela, o nosso querido Rodrigo Stüp vai fazer um rolê pela região e contar boas histórias. Além, é óbvio, de desenrolar bons papos com as artistas envolvidas no mais novo mural gigante da ilha dos catarinenses.

Fica aqui os meus parabéns pras minas e, óbvio, para quem viabilizou o registro  de algo tão nobre. Nós por nós!

Edsoul

Colunista

Edsoul

Edsoul sabe tudo o que rola nas comunidades de Floripa. Reivindicações, histórias de superação e serviços interessantes para galera.

siga Edsoul

Edsoul

Colunista

Edsoul

Edsoul sabe tudo o que rola nas comunidades de Floripa. Reivindicações, histórias de superação e serviços interessantes para galera.

siga Edsoul

Mais colunistas

    Mais colunistas