A Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) fará um evento nos dias 18 e 19 de maio, com a expectativa de reunir mais de 4 mil participantes. O lançamento do Conexa foi oficializado nesta terça-feira durante o NRF Connect, encontro em que lideranças apresentam as principais tendências para o varejo mostradas na NRF Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo realizada de 11 a 13 deste mês.

Continua depois da publicidade

Em 2025, para marcar os 110 anos da entidade, a Acif fez um grande evento no Centrosul, contando com palestrantes de referência nacional, como Luiza Helena Trajano, economistas e executivos de diversos setores. O presidente da Acif, Célio Bernadi, destaca que agora a entidade lança um grande evento com o objetivo de dar ênfase ao empreendedorismo e colocar Florianópolis como um dos grandes polos nacionais de debate sobre negócios e inovação.

O Conexa foi lançado durante o NRF Connect, nesta terça-feira:

– Vamos conectar o mercado, com os empresários e o futuro – afirmou o presidente da Acif, Célio Bernardi.

O novo evento foi lançado durante o NRF Connect, realizado nesta terça-feira pela Acif, no auditório da Facisc, para difundir a associados as tendências do varejo mostradas na feira de Nova York.  

Continua depois da publicidade

Os palestrantes do NRF Connect foram Thiago Guilherme Raitez, COO/CMO da Father & Company e diretor de assuntos internacionais da ACIF, Daniela Dalmolin Feldens, especialista em estratégia e marketing para marcas, Luiz Guilherme Linhares Noldin, CEO da Inside the Box, Vanessa Rouvier, empresária e diretora de eventos da ACIF, e Bruno Brandão, gerente nacional de vendas da Altenburg.

Os palestrantes, que acompanharam a RNF em Nova York, informaram que o evento norte-americano, considerado o mais influente do mundo para tendências ao varejo, mostrou que o uso da inteligência artificial está mais maduro. E que o uso de métodos modernos de vendas, com informações digitais e também atenção presencial, são fundamentais para o êxito das empresas do varejo.

Uma das informações que chamaram a atenção foi a constatação de que o consumidor está mudando constantemente. Isso porque está com mais opções de compra, está mais analítico nas decisões.

– Quando a internet veio, todo mundo ficou apreensivo achando que não ia pegar e pegou, as pessoas passaram a usar. Quando o e-commerce veio, muitas empresas entenderam que os consumidores não iriam comprar online, mas eles decidiram comprar e, hoje, fazem mais compras online do que em lojas físicas. Com a inteligência artificial está sendo a mesma coisa. Quando ela chegou, muitas pessoas acharam que não ganharia adesão, mas ela avançou e está no nosso dia a dia. Significa que veio para ficar – destacou Thiago Raitez.

Continua depois da publicidade

Diante disso, ele recomenda que todos devem aderir, aprender a usar para suas necessidades. Quem não fizer isso, vai perder negócios. Se é um trabalhador, pode perder o emprego, alertou e entrevista.

Leia também:

MED-401, complexo empresarial voltado à saúde, é inaugurado em Florianópolis

Com o Hospital Baía Sul Mulher, 100 consultórios e hub de startups, MED-401 é inaugurado

Líderes da WEG e da DR reconhecem no ensino de música impulso criativo para engenharias

Como Jaraguá faz um dos melhores festivais de música do mundo, mas gratuito ao público

SC terá uma representante no comitê nacional do IBS, novo imposto da reforma tributária

Acordo Mercosul-UE abre espaços para vendas bilionárias pelos pequenos negócios