WEG, Tupy, Haco, C-Pack, Dynamox e SoftExpert estão entre as empresas catarinenses que já têm fábricas ou unidades de negócios em Portugal, o que garante presença no mercado português e permite buscar espaços em outros países da União Europeia. Mas nesta sexta-feira (21), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, assinaram um termo de cooperação que abre portas para facilitar esses investimentos.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

O apoio para novos negócios será por meio das agências de atração de investimentos. Em Santa Catarina, é a InvestSC. Em Portugal, é com a Portugal Turismo, que atua de forma semelhante.

Esse acordo foi firmado quando o governador recebeu a comitiva portuguesa para um café na Casa d’Agronômica, na qual participaram o ministro Pedro Reis, o ex-ministro de Portugal Miguel Relvas, o secretário de Turismo de Portugal Pedro Machado e o diretor de Turismo do país, Bernardo Cardoso.

De SC, participaram o ex-governador e ex-embaixador do Brasil em Portugal Jorge Bornhausen, o secretário de Articulação Internacional e Projetos Especiais Paulo Bornhausen, o prefeito de Florianópolis Topazio Neto e outras autoridades.

Continua depois da publicidade

O governador Jorginho Mello, que fez visita oficial em outubro de 2024 a Portugal, destacou que os negócios com o país estão avançando de forma acelerada. Além dos investimentos de indústrias de SC no país, empresários portugueses também avaliam investimentos em SC, como é o caso do grupo hoteleiro Vila Galé.

Pedro Reis fez questão de falar da importância do trabalho do ex-governador Jorge Bornhausen quando embaixador do Brasil em Portugal, de 1994 a 1998. Lembrou que foi uma atuação que colaborou para a realização de negócios e de parcerias culturais.  

Em reunião com o secretário de Articulação Internacional de SC no fim da visita a SC, na noite de sexta-feira, o ministro Pedro Reis informou que o presidente do banco de desenvolvimento virá para SC para detalhar como podem ser financiados investimentos. Portugal tem um fundo para financiar investimentos inovadores.

Conforme Paulo Bornhausen, o ministro português está com expectativas positivas sobre futuros negócios. Entre as áreas de destaque estão as de tecnologia e inovação.  

Continua depois da publicidade

Além disso, a partir de agora, SC também contará com o trabalho de articulação do novo embaixador honorário do estado em Portugal, Miguel Relvas. Graduado em Ciência Política e Relações Internacionais, ele foi ministro adjunto do Primeiro-Ministro e dos Assuntos Parlamentares de Portugal e secretário de estado de Administração. Além disso, também atuou no setor privado.

Leia também

Maior produtora de ovos do Brasil, empresa de SC estuda abrir capital nos EUA

Líderes de Portugal e de SC afirmam que é preciso acelerar acordo Mercosul e UE

Empresas aéreas oferecem 8 mil assentos a mais para SC no Carnaval

Carnaval vai movimentar R$ 510 milhões na economia de SC, estima a CNC