Com o propósito de sensibilizar quem decide, lideranças políticas e empresariais, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) lançou nesta segunda-feira (07) campanha para acelerar a construção de uma nova passagem na região do Morro dos Cavalos, trecho Sul da BR-101 em Santa Catarina. O objetivo é ter uma solução para superar os constantes fechamentos da via, como o acidente com incêndio dia 07 de abril deste ano ou queda de barreiras devido às chuvas.

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De acordo com a Acic, a solução pode ser com a construção de um túnel, dois túneis ou de um anel de contorno viário. Independentemente da alternativa, a associação cobra urgência. Por isso o slogan é “Morro dos Cavalos – Solução Já”.

Veja imagem da reunão da Acic e de peças da campanha:

Nesse desafio, a Acic não está sozinha. Recebeu o apoio da imprensa do Sul do estado e de outras regiões. Além disso,  associações empresariais de outras cidades também estão apoiando. Nesse grupo estão as associações empresariais de Araranguá (Aciva), Içara (ACII), Tubarão (ACIT), Orleans (ACIO) e Braço do Norte (Acivale).

– Há muitos anos se encontrou uma medida paliativa para o trecho, que virou temporária e está ficando definitiva. A Acic está levantando essa bandeira, para que possamos resolver esse problema, mas a campanha só terá sucesso se tivermos o engajamento de todos – enfatiza o presidente da Acic, Franke Hobold.

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Para o Sul do estado, ter uma rodovia mais segura é essencial para acessar a região da capital de SC, Florianópolis e outras para não ficar sem poder movimentar a economia ou ter acesso a serviços.

– Temos que mostrar que o Sul está unido e não vamos permitir que essa questão caia novamente no esquecimento – afirma vice-presidente da Acic, Grasiela da Silva Moretto.

– Merecemos uma logística melhor e isso só se consegue com recursos. Os investimentos federais em Santa Catarina são muito pequenos, mas talvez possamos ter uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal para resolver essa situação – destaca José Carlos Sprícigo, diretor da Acic e vice-presidente Regional Sul da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Além de popularizar a campanha para chamar a atenção sobre os riscos desse gargalo, a Acic vai mobilizar também lideranças políticas porque a obra depende de ações do governo federal.

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