Diante da desordem geral da economia mundial causada pelo tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma das medidas defendidas pela Alemanha é rapidez na consolidação do acordo Mercosul-União Europeia. Foi isso que o cônsul-geral da Alemanha para o Sul do Brasil, Marc Oliver Bogdahn, defendeu nesta quinta-feira durante visita oficial à vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm.  

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

-A Alemanha faz um grande lobby para que seja aprovado. A gente acha vital para o fortalecimento entre os dois blocos. Eu acredito que o momento atual vai dar um impulso para a formação do bloco – destacou Marc Bogdhan, fazendo referência ao novo cenário mundial com as tarifas dos Estados Unidos.  

Ele afirmou para a vice-governadora de SC que a Alemanha é um dos países da União Europeia que mais defendem a entrada em vigor do acordo. Para ele, as barreiras dos EUA vão ajudar a acelerar a consolidação do bloco.

O tema da reunião com a vice-governadora foi a ampliação do intercâmbio econômico e cultural com SC. Ela falou sobre o interesse de Santa Catarina em receber mais investimentos de empresas da Alemanha no Estado.  

Continua depois da publicidade

– A reunião com o cônsul da Alemanha foi maravilhosa. Nós conversamos bastante e apresentamos o Estado de Santa Catarina para ele. E o nosso governador Jorginho Mello tem muito interesse em manter parcerias com outros países, principalmente com a Alemanha. Queremos continuar com essa parceria, trazendo investimentos para Santa Catarina – afirmou Marilisa Boehm após a reunião.

Leia também

Facisc defende ICMS maior a importados e setores temem invasão asiática após tarifaço

EUA podem taxar mais a madeira, mas tarifaço abre oportunidades, diz Maitê Bustamante

BNDES empresta R$ 15 bilhões para SC em 2024 e prevê R$ 20 bi ao Fundo Clima

Brasil fica em boa posição e pode ganhar mercado nos EUA, avalia economista-chefe da Fiesc