A multinacional francesa Engie anunciou mudanças na sua liderança executiva no Brasil, a partir desta terça-feira (01). O executivo Eduardo Sattamini, que atua há 25 anos no grupo e é o diretor-presidente da Engie Brasil Energia, com sede em Florianópolis, sucede a Maurício Bähr na presidência do grupo Engie no Brasil. Sattamini vai acumular as duas funções e Bähr continuará a exercer papel estratégico no grupo como presidente dos conselhos de administração da Engie Brasil Energia, da Jirau e da TAG.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
– As alterações reafirmam o compromisso do Grupo Engie com a continuidade da sua estratégia de longo prazo no Brasil, um dos mercados mais relevantes em que atua no segmento de renováveis e infraestrutura de transmissão em todo o mundo – afirmou o Grupo Engie.
– Após quase 30 anos liderando a Engie no Brasil, estou confiante de que a sucessão foi cuidadosamente planejada ao longo dos últimos anos e está em plena conformidade com nossos objetivos de crescimento e sustentabilidade. A transição foi feita de forma estratégica, garantindo que a Engie siga firme no caminho da liderança no setor de energia – afirmou Maurício Bähr.

– Estou muito entusiasmado em assumir o desafio. Agradeço profundamente à gestão de Maurício Bähr, que construiu uma trajetória extraordinária para o Grupo Engie. Estou comprometido com a continuidade da execução da nossa estratégia de longo prazo, para seguirmos entregando resultados sustentáveis no país – destacou Eduardo Sattamini.
Líder no mercado brasileiro em geração de energia renovável, a Engie tem investido de forma consistente na expansão de atividades com baixo impacto ambiental. Atua há três décadas no país onde foi a protagonista no foco para geração somente renovável.
Continua depois da publicidade
O grupo francês Engie – ex-GDF Suez – é uma das empresas globais voltadas à energia sustentável. Conta com 98 mil colaboradores globalmente, atua em 30 países com geração e distribuição de energia, distribuição de gás e outros serviços, trabalhando voltada à transição energética.
No Brasil, a empresa atua com geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Encerrou o ano de 2024 com faturamento de faturamento de R$ 12,3 bilhões e quadro de 2,8 mil colaboradores.
Atualmente, conta com 13 GW de capacidade instalada, todos de fontes renováveis. Também é líder nacional em distribuição de gás natural, com malha de 4,5 mil quilômetros em 10 estados por meio da transportadora de gás TAG.
Leia também
Taxa das blusinhas sobe em 10 estados, mas em Santa Catarina não; entenda
Gigante varejista de SC celebra 70 anos com projetos para o futuro e show
Fábrica de chocolate de SC destaca qualidade para Páscoa, apesar da alta do cacau
Fecomércio SC propõe a Jorginho Mello assumir a gestão de três equipamentos do estado
Empresário de SC Ricardo Faria vai comprar empresa dos EUA por US$ 1,1 bilhão