O empresário Jean Carlos Ferrari, quando menino, na cidade de Timbó, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, tinha o sonho de fazer algo para ajudar sua mãe ter uma vida melhor. Quando fez 16 anos conseguiu emprego numa oficina que consertava injetoras plásticas industriais. Mas para se especializar mais, fez um curso técnico no Senai. Aí se tornou sócio do patrão e, mais tarde, em 2007, eles abriram uma empresa juntos, a Fersiltec. Hoje, ela fornece automação industrial para empresas brasileiras e exporta para três países: Paraguai, Uruguai e Peru.

Continua depois da publicidade

A Fersiltec – marca que uniu as iniciais dos sobrenomes de Jean Ferrari e do sócio Fausto Silva mais o “tec” de tecnologia, atua na área de engenharia de automação industrial. Na lista de soluções que fornece estão linhas de produção com robôs industriais, painéis elétricos, engenharia de segurança pela norma NR12, automação e manutenção industrial.

Veja mais imagens sobre Jean Ferrari e a Fersiltec:

Ao mesmo tempo em que avançou na área tecnológica, a Fersiltec também foi aprimorando gestão e diversificando. O cofundador Fausto Silva deixou a sociedade cedo. Anos depois, há 14 anos, a empresa ganhou uma nova sócia, a empresária Elisangela Zateli Ferrari, esposa de Jean Ferrari. Ela atuava em outra empresa e mudou para a Fersiltec, passando a atuar como diretora administrativa e financeira, melhorando processos.

– Na nossa empresa vendemos robôs, painéis industriais e serviços tecnológicos, mas o nosso principal compromisso é com o cliente, é honrar o que nós nos comprometemos a entregar ao cliente – diz Jean Ferrari.

Continua depois da publicidade

O menino que queria ser empresário

O sonho de ter uma empresa surgiu cedo na vida de Jean Ferrari, quando ainda era menino e visitava um tio, dono de uma fruteira, que morava no litoral catarinense. Via que o tio sempre tinha dinheiro no fim do dia. E quando ele e sua mãe o visitavam, era presenteado pelo tio com um pouco de dinheiro.  

Ao mesmo tempo, ele via que a mãe, a dona Natalina Ferrari, talhadora de uma malharia de Timbó, fazia um esforço grande para dar uma vida melhor para ele. Levava e buscava o filho ao colégio de bicicleta e, quando podia, comprava para ele confecções na loja da cidade que vendia as melhores marcas.

Mas o esforço dele para colaborar com a mãe começou cedo. Foi vendedor informal de coxinhas e tentou trabalhar em malharia carregando rolos de tecidos. Não se adaptou a essas atividades. O foco maior do jovem Ferrari era mesmo em máquinas industriais.

Quando percebeu que o trabalho dele na oficina só teria contratos com indústrias maiores se conhecesse as últimas tecnologias, ele foi ao Senai de Blumenau, cidade ao lado de Timbó, e se matriculou no curso técnico de automação industrial.

Continua depois da publicidade

– A partir desse momento, eu passei a trabalhar com suportes técnicos, assistência técnica, a nossa empresa começa a crescer pelo conhecimento. À medida que a empresa foi crescendo, toda a minha trajetória acadêmica caminhou lado a lado. Fiz vários cursos – destacou Ferrari.

Após fazer o técnico no Senai, ele fez Engenharia e Tecnologia em Automação e é pós-graduado pela PUC do Paraná. Além de trabalhar com tecnologia, ele sempre gostou de estudar.

Nova sócia com foco na gestão

Uma nova fase na trajetória da Fersiltec veio com a entrada da nova sócia Elisangela. Jean Ferrari destaca que ela, com sólida experiência administrativa e olhar estratégico, revolucionou a gestão da empresa, profissionalizando processos, estruturando áreas de finanças, pessoas e governança. Assim, ele teve suporte para priorizar o lado tecnológico e a empresa passou a crescer com mais solidez.

– Ela trouxe equilíbrio, visão e método para dentro da empresa. Enquanto eu mergulhava no desenvolvimento tecnológico e em novas soluções, ela construiu a base administrativa e humana que sustentou nosso crescimento – reconhece Jean Ferrari.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, essa virada foi essencial para que a Fersiltec deixasse de ser uma operação puramente técnica e se transformasse em uma empresa de gestão robusta e visão integrada de negócios, ampliando capacidade produtiva, estrutura e presença internacional.

Mesmo sendo o empreendedor e principal líder da empresa, ao invés de se apresentar como CEO, ele deixa a paixão pela tecnologia falar mais alto e prefere o cargo de Diretor de Engenharia da Fersiltec.

Com tanta formação técnica e dedicação, ele conseguiu se tornar fornecedor das grandes empresas da sua cidade, Timbó. Nesse grupo estão a Metisa (Metalúrgica Timboense) e a Mueller Eletrodomésticos. Na Metisa, modernizou linhas de produção adaptando-as à norma de trabalho NR-12.

– Estamos elevando a tecnologia industrial ao próximo nível. Nosso foco está em soluções de digitalização e robotização que aumentam a segurança, a produtividade e a competitividade das empresas – destaca Jean Ferrari.

Continua depois da publicidade

Assim, o futuro da Fersiltec segue voltado para a engenharia e automação. Muito disso já conta com uso de inteligência artificial e robôs de ponta integrados a atividades fabris da indústria 4.0. O empresário também está ampliando equipes de engenharia para atender as demandas de digitalização das indústrias.

Com o crescimento da Fersiltec, o jovem Jean Ferrari pôde encher de orgulho a mãe e também ajudá-la. Dona Natalina não trabalha na empresa, mas segue morando em Timbó e acompanha as conquistas do filho.

A trajetória de Jean Ferrarri e da empresa que cofundou e lidera, a Fersiltec, foram destaques na última reunião da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). A empresa é a expositora no Espaço da Indústria, na sede da entidade, neste mês.

Leia também

Tarifaço causa 2 mil demissões no setor de base florestal de SC, apura associação

Brasil inclui madeira e móveis como prioridades no pleito de exceções do tarifaço

Exportações de SC caem 55% para os EUA devido ao tarifaço

Indústria de SC vê avanço na negociação entre EUA e Brasil sobre tarifaço

Com dívidas acima de meio bilhão de reais, grupo de SC pede recuperação extrajudicial

Gigante de software de SC que atende setor público celebra 35 anos