O governador Jorginho Mello aproveitou o discurso que fez na noite desta sexta-feira, na posse da nova diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), para reafirmar convite ao ex-presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, integrar o governo. O industrial de Joinville, que acaba de passar a liderança da entidade para o empresário Gilberto Selem, foi convidado para ser presidente da Invest SC, a agência de atração de investimentos do estado. Nessa mudança, também serão abertos escritórios da agência nos Estados Unidos e na China.
Continua depois da publicidade
Jorginho Mello reafirmou informação que havia antecipado para o colunista da NSC, Anderson Silva, de que Aguiar é convidado para liderar a Invest SC. O atual presidente da agência, o servidor de carreira Renato Lacerda, ficará à frente do escritório dos EUA, e o atual diretor de Atração e Promoção de Investimentos da Invest SC, Rodrigo Prisco Paraíso, vai liderar o escritório da China.
– Convidei Aguiar para ser o presidente da Invest Santa Catarina. Nós remodelamos toda a agência e vamos abrir dois escritórios internacionais – disse o governador.
Para a coluna, o empresário afirmou que ainda não decidiu se aceitará esse novo desafio. Mas o governador disse que a Invest SC ganhou também um espaço novo e ele tem esperança de que o empresário aceite.
Jorginho também falou sobre esse convite para Aguiar ao presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, que mostrou interesse em parceria com SC a exemplo do que fez com São Paulo.
Continua depois da publicidade
– Estamos incrementando bastante a área internacional. Criamos uma subvenção específica internacional, não de agora, já de algum tempo. Fizemos agora um convênio com o governo de São Paulo, que já tem cinco escritórios no mundo. Estamos colocando um ponto focal da CNI em cada escritório desses da Investe São Paulo. E como eu sei que tem um convite aí para uma tal de Investe Santa Catarina. Quem sabe nós podemos estender, tornar isso ainda mais complementar, para que possamos somar esforços – disse Ricardo Alban.
Em viagens internacionais em maio e junho, aos Estados Unidos e China, respectivamente, o governador Jorginho Mello e sua equipe econômica ficaram otimistas com os contatos realizados na prospecção de investimentos internacionais no estado. Foram apresentados projetos para infraestrutura rodoviária, ferroviária, portuária, tecnologias e outros. Quase todos estão tendo conversações e análises sobre possível viabilidade por parte de investidores estrangeiros, em especial da China e do Japão.
Esse trabalho é uma ação conjunta da Secretaria de Assuntos Internacionais e Projetos Estratégicos, que tem à frente o secretário Paulo Bornhausen, da Invest SC presidida atualmente por Lacerda, e da Secretaria de Portos, Aerportos e Ferrovias, liderada por Beto Martins, com apoio de outras secretarias.
Leia também
Posse de Seleme na Fiesc é marcada pela convergência em defesa da indústria
Fiesc elabora pacote de apoio às indústrias de SC afetadas pelo tarifaço, diz Seleme
“Lula deveria falar com o presidente Trump”, diz novo presidente da Fiesc sobre tarifaço
Fundo internacional investe mais de meio bilhão em empresa de tecnologia de SC
Startup Summit 2025, um dos maiores eventos de inovação do Brasil, está próximo
 
				 
                                    