Sucessivos problemas que fecham totalmente o tráfego na BR-101 Sul, altura do Morro dos Cavalos, em Santa Catarina, são resultado da omissão e desrespeito do governo federal com a população. A afirmação é do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, em alerta após o tombamento de carreta carregada de etanol ter fechado o trecho da rodovia e destruído 25 veículos nesse domingo (06). Ele destaca que já deveriam ter sido feitos os dois túneis previstos na duplicação da rodovia, com projetos concluídos em 2010 e que deveriam ter começado a execução em 2014.

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– Faixas adicionais numa rodovia com esse grau de importância são paliativos inaceitáveis e colocam os usuários constantemente em risco. A sociedade catarinense, com fundamental participação de nossa bancada federal, precisa intensificar a cobrança da solução definitiva, que é a construção dos túneis – enfatiza o presidente da Fiesc.

De acordo com o empresário, basta atualizar os projetos e licenciar. Ele sugere que a obra seja feita pela concessionária do trecho Sul da BR-101, a CCR. Isso porque ela tem pedágio que é o dobro menor do que o do trecho Norte, da Arteris e também tem um contrato de concessão mais longo.

Mario Cezar de Aguiar explica que se a CCR fizer a obra, a incorporação do valor do investimento – R$ 1,3 bilhão para fazer cerca de 1,3 quilômetro de túneis – será mais suave no impacto do pedágio por ser um prazo maior. Além dos dois túneis, o projeto prevê dois viadutos de 180 metros no local.

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