Com o objetivo de consolidar cooperação de longo prazo para empresas e o setor público com a China, o governo de Santa Cataria abre oficialmente nesta quinta-feira um escritório em Xangai. A iniciativa está sendo liderada pela agência de atração de investimentos do Estado, presidida por Renato Lacerda, e conta com a participação da chefe do Escritório Internacional – Ásia, Caroline Canale.

Continua depois da publicidade

O contrato para a instalação do escritório será firmado com o Brazil Center Shanghai durante uma das maiores feiras de negócios do mundo que está acontecendo na cidade, a China International Import Expo (CIIE).

Esse movimento que resultou na abertura do escritório na Ásia foi em função de conexões realizadas durante a missão oficial do governador Jorginho Mello à China, em junho deste ano. A comitiva de SC foi recebida pelo Ministério do Comércio da China (MOFCOM), quando o governador foi convidado para a CIIE e também houve um reconhecimento de que o estado pode ser um importante parceiro comercial da China no Brasil.

Esse escritório na Ásia, de acordo com a InvestSC, atuará como um parceiro para empresas e associações catarinenses que participam de feiras, eventos e missões comerciais na China. Também ajudará na conexão de fornecedores, investidores e potenciais parceiros locais, ampliando as oportunidades de negócios e a integração das cadeias produtivas.

– Este escritório representa muito mais do que um endereço físico. Ele será a ponte que conecta Santa Catarina ao maior mercado do mundo, oferecendo suporte direto às nossas empresas e abrindo novas oportunidades de investimento, inovação e cooperação tecnológica – destaca Renato Lacerda.

Além de apoiar o setor privado, o governo catarinense busca maiores conexões com grandes investidores chineses porque necessita de capital internacional para grandes obras de infraestrutura no estado, como a nova Via Mar, o túnel entre Itajaí e Navegantes, além de infraestrutura para dados diante do crescimento do uso de inteligência artificial. O escritório será a base de reuniões de SC com esse objetivo.

Continua depois da publicidade

A escolha de Xangai é porque a cidade centraliza boa parte dos negócios da China. É o coração financeiro do país e abriga os principais gigantes da tecnologia e da logística chineses. Também é a cidade de filiais de algumas grandes empresas de SC, entre as quais a Aurora e a Schulz.

Leia também

Sistema Guardião chega aos 25 anos como principal tecnologia investigativa do Brasil

Laboratório de inovação do Banco Central do Brasil é inspirado no ecossistema de TI de SC

WEG apoia Barco Banzeiro da Esperança que leva pauta do povo da Amazônia à COP

“Nosso objetivo é conquistar a paz alimentando o planeta”, diz enviado do agro à COP30

Startups de SC apresentam tecnologias em “Shark Tank” exclusivo no Vale do Silício