No período de janeiro a março deste ano, três setores importantes da economia catarinense – indústria, comércio e serviços – alcançaram crescimento acima da média nacional na comparação com os mesmos meses de 2024, segundo as pesquisas do IBGE. A liderança ficou com a produção industrial, que alcançou crescimento acumulado de 8,5% no período, o maior do Brasil. Em segundo lugar ficou o comércio ampliado com 6,4%, seguido pelos serviços, com 4,8%.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A indústria catarinense manteve ritmo acelerado que vem registrando desde o ano passado. Com o crescimento de 8,5% no primeiro trimestre, ela superou o crescimento do Brasil no período, que ficou em 1,9%. Em março, na comparação com o mesmo período de 2024, cresceu 9,3% e, nos últimos 12 meses, teve alta acumulada de 8,7%.
Os setores da indústria que mais cresceram no trimestre foram produtos de metal, 23,8%, máquinas e equipamentos 21,4% e veículos, reboques e carrocerias 14,7% e produtos minerais não metálicos 14%. De acordo com o Observatório Fiesc, o setor de metais foi puxado pelo fornecimento para construção civil e segmento de armazéns do agronegócio.
O varejo ampliado, que inclui o comércio de veículos, de materiais de construção e atacarejo, alcançou no primeiro trimestre crescimento de 6,4%, segundo o IBGE. No mesmo período, no país o varejo cresceu 1,1%. Nos últimos 12 meses, o setor cresceu em SC 7,7% e em março na comparação com o mesmo mês de 2024, avançou 5,8%.
Continua depois da publicidade
As maiores altas de vendas no comércio de SC, no período de janeiro a março, em volume, foram no grupo de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, 17,2%, seguido por tecidos, vestuário e calçados 9,9%, materiais de construção 9,7% e veículos 9,1%.
O setor de serviços em Santa Catarina alcançou crescimento acumulado de 4,8% no primeiro trimestre frente aos mesmos meses de 2024. A média nacional, no mesmo período, foi uma alta de 2,4%. Na comparação de março com o mesmo mês de 2024 subiu 5,4% e nos últimos 12 meses teve alta de 6,2%.
Os grupos que registraram as maiores altas foram do turismo prestado às famílias 13,3%, seguido por transportes 7,2% e serviços de informação e comunicação, 4,5%. O setor turístico, que tem um cálculo separado, cresceu 11,3% no primeiro trimestre deste ano, no estado. As atividades turísticas tiveram impulso com a vinda de mais visitantes estrangeiros durante os dois primeiros meses do ano, em especial os argentinos, avaliou a Fecomércio SC. Além disso, o Carnaval no começo de março também gerou impacto positivo na atividade turística.
Leia também
Sebrae realiza a Semana do MEI 2025; em SC, o maior número está na Grande Florianópolis
Fiesc 75 anos: saiba dados que tornam a indústria de SC referência nacional e internacional
Indústrias de SC que exportam aos EUA já sentem impacto negativo da guerra tarifária
Oito cidades de Santa Catarina integram ranking internacional de startups
Saiba os seis hábitos para a longevidade, segundo a Medicina do Estilo de Vida