De cada 100 trabalhadores na indústria de Santa Catarina, 33,31% são mulheres, a maior média nacional. No Brasil, elas respondem por 25% da ocupação de vagas na indústria. Com isso, SC conta com 301,8 mil mulheres atuando no setor, com mostram dados apurados pelo Observatório Fiesc na última RAIS, a Relação Anual de Informações Sociais.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Essa participação maior está ligada ao fato de o estado ter a maior participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB), 27,5%, contar com setores favoráveis a vagas para mulheres, e ter um setor industrial inovador, que oferece maior média salarial e benefícios. Ao todo, segundo o IBGE, as indústrias de SC empregavam no final do ano passado 960 mil trabalhadores.

O maior percentual de mulheres em SC é nos setores têxtil, de confecções e calçados (62,01), seguido por fármacos (53,25%), indústrias diversas (46,38%) e alimentos e bebidas (44,82%). A gerente executiva do IEL/SC, Eliza Coral, observa que setores favoráveis ao emprego feminino colaboram para média maior no país, mas não só isso.

– Fatores como a estrutura produtiva do estado, políticas de contratação das empresas e possíveis programas de incentivo à igualdade de gênero podem contribuir para esse resultado – avalia a gerente executiva do IEL/SC, Eliza Coral.

Continua depois da publicidade

“As mulheres agregam muito com suas visões diversificadas”, diz a empresária Cláudia Rosa

Indústrias do estado, em especial as maiores, se destacam por oferecer salários médios superiores aos do mercado e um conjunto de benefícios que, colocado na ponta do lápis, faz diferença.

Na lista estão alimentação, transporte, plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, previdência privada, convênios, pagamento parcial de cursos privados, remuneração variável (distribuição de lucro), presença premiada (quem não falta ganha benefício) e oportunidade de carreira executiva no Brasil e exterior.

A empregabilidade feminina também é favorecida em diversas cidades de SC porque elas contam com infraestrutura de creches que atende as crianças o tempo em que as mães trabalham.  

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Continua depois da publicidade

Leia também

Dupla jornada, menores salários e desemprego: mulheres acumulam desafios no mercado de trabalho

Esporte, longevidade e negócios: especialistas dão conselhos para mulheres