Jurerê internacional, bairro que completa 45 anos nesta quinta-feira – 6 de novembro – chega a quatro décadas e meia com reconhecimentos no Brasil e exterior e um futuro com projetos que aprimoram essa trajetória de urbanismo de alto padrão e sustentável. Entre os marcos recentes estão duas conquistas: o título de melhor praia urbana do mundo ibero-americano e um dos dez bairros mais valorizados do país.
Continua depois da publicidade
Além disso, o Grupo Habitasul, empreendedor do bairro, acumula uma série de reconhecimentos pelo modelo urbanístico, arquitetônico, ambiental e turístico. Tudo isso é resultado de um Masterplan visionário, futurista e sustentável implantado em 1980, sete anos antes de a Organização das Nações Unidas (ONU) introduzir o conceito de “sustentabilidade” no planeta.
Veja imagens de Jurerê Internacional:
– Precisamos considerar que este reconhecimento é o resultado de mais de quatro décadas de um trabalho de vanguarda, que sempre avançou na busca da qualidade de vida, da preservação da natureza e da construção de um lugar que privilegia as pessoas, a diversidade e a integração comunitária – destaca José Mateus, diretor de Negócios do Grupo Habitasul.
Uma festa com música ao ar livre
A comemoração do aniversário de 45 anos será neste domingo (09) com um evento aberto para toda a comunidade. Haverá uma apresentação da Orquestra Brasileira no Lounge da Plataforma 1 do Jurerê Open, das 12h às 22h. O evento será com apresentação musical tratuita, atividades infantis e um festival gastronômico de aniversário, no qual 14 operações os pratos terão valor unitário de R$ 45.
Urbanismo de alto padrão
Nos últimos anos, Jurerê Internacional conquistou diversos prêmios e avaliações de destaque. Os principais foram o de melhor praia do mundo ibero-americano no ranking divulgado pelo Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas) e a Rede Ibero-americana de Gestão e Certificação de Praias (Proplayas).
Continua depois da publicidade
Esse levantamento avaliou mais de 200 praias das Américas, Portugal e Espanha com base em rigorosa metodologia científica internacional (avaliando conservação, infraestrutura, segurança, proteção e qualidade ambiental), contou com uma banca de 71 especialistas de 11 países.
– Um ponto fundamental que é preciso destacar nesse reconhecimento internacional e outros que o bairro vem recebendo no país é a integração da comunidade, um processo que se construiu ao longo dos anos e que hoje está consolidado no movimento Jurerê Mais, reunindo representantes dos mais diversos segmentos que trabalham juntos em busca de soluções para ampliar cada vez mais nossa qualidade de vida – explica José Mateus.
O executivo também destaca o um estudo inédito no Brasil feito pelo DataZap, empresa de inteligência imobiliária do Grupo OLX, com base nos dados do FipeZap de 22 capitais e o Distrito Federal. Ele colocou Jurerê Internacional (7º lugar) e Jurerê (9º) entre os dez bairros mais valorizados do Brasil. Foi a primeira vez nesse ranking que entram bairros fora do eixo Rio-São Paulo.
Além disso, o Grupo Habitasul vem recebendo uma série prêmios e reconhecimentos que o Grupo Habitasul vem recebendo estão diretamente ligados à sustentabilidade e à diversidade. Este ano, a empresa foi reconhecida novamente como um dos melhores lugares para trabalhar no Brasil pela GPTW Diversidade, consultoria global que certifica os ambientes de excelência profissional no mundo: entrou no ranking de Mulheres e Étnico-Racial pela primeira vez e subiu do 15º para o 9º lugar na categoria 50+, que premia as empresas que oferecem boas condições para colaboradores com mais de 50 anos.
– Na Habitasul, damos valor à escuta, à troca entre gerações, ao protagonismo feminino e ao poder da diferença – afirma o diretor-presidente da empresa, Sérgio Ribas.
Continua depois da publicidade
Passado e futuro promissor
O Masterplan de Jurerê Internacional foi liderado pelo empresário Péricles de Freitas Druck, fundador do Grupo Habitasul. O plano considerou quatro dimensões. Preservação da natureza; preservação do patrimônio arqueológico, sociológico e histórico; infraestrutura com saneamento sem uma avenida à beira-mar; e atenção às pessoas, com desenvolvimento da comunidade, segurança, serviços, comércio e lazer.
Essas bases foram mantidas na evolução do projeto. Atualmente, aos 45 anos, Jurerê Internacional segue assim, mas com mais inovações para ser uma cidade ainda mais completa, mas junto ao mar. O novo urbanismo contempla edifícios com mais serviços, hotel, instituições de ensino e condomínios de alto padrão. Um grupo de lideranças trabalha para que os projetos sigam valorizando a qualidade de vida em um bairro com mais centralidade e serviços de um modo geral.
Leia também
Governo de Santa Catarina oficializa abertura de escritório na China
Sistema Guardião chega aos 25 anos como principal tecnologia investigativa do Brasil
WEG apoia Barco Banzeiro da Esperança que leva pauta do povo da Amazônia à COP
“Nosso objetivo é conquistar a paz alimentando o planeta”, diz enviado do agro à COP30







