A celebração dos 100 anos do administrador e contabilista Ody Varella na Associação Empresarial de Florianópolis (Acif), nesta quarta-feira, foi uma homenagem em sintonia com a trajetória do aniversariante. Visionário, articulador, acessível e de fala mansa, esse tijucano que nasceu em 3 de novembro de 1921 foi um dos principais impulsionadores do associativismo empresarial voluntário em Santa Catarina. Presidiu a Acif de 1971 e 1975 e de 1965 a 1987, foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Federação das Associações Empresariais (Facisc) e também foi diretor da Associação Empresarial de Joinville (Acij).

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Ody Varella iniciou a carreira profissional como executivo nas empresas Consul e Tigre, em Joinville. Ao mesmo tempo, seguia suas atividades de atleta, jogando vôlei, futebol e basquete. Em função disso, fundou a Liga Atlética Norte Catarinense e presidiu a Federação Atlética Catarinense por 12 anos.

Entre as bandeiras que levantou como líder da Acif, uma mudou o percurso da BR-282. Ele defendeu junto ao então governador Antônio Carlos Konder Reis que a via tivesse o início em Florianópolis e não no Sul do Estado. O pleito foi atendido e estrada que corta Santa Catarina de Leste a Oeste iniciou na Via Expressa, junto à ponte que liga a Ilha de SC ao Continente.

Na solenidade na Acif, que contou com um bolo azul, participaram o presidente da associação Rodrigo Rossoni, o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, e ex-presidentes da Acif, como Alaor Tissot, Dilvo Tirloni, Doreni Caramori e Sander DeMira. Segundo Rossoni, a sugestão de mudar a localização da 282 permitiu que ela se tornasse a rodovia da integração de Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Ody Varella foi casado com Maria Eulália Fernandes Varella (já falecida), com quem teve três filhos, sete netos e sete bisnetos.

Leia também

Catarinense Unifique e União Copel vencem leilão para 5G na Região Sul

Moisés confirma possível liberação da máscara em ambientes abertos de SC

10 parques e mercados públicos estão projetados para Blumenau e região

Destaques do NSC Total