A missão empresarial à Argentina, primeira grande ação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) no exterior para ajudar exportadores a buscar novos clientes após o tarifaço dos Estados Unidos, superou expectativas. No dia da rodada de negócios, nesta terça-feira (11), as 23 indústrias moveleiras participantes tiveram 237 reuniões com 54 potenciais compradores argentinos de forma presencial e oito de forma virtual. As rodadas de negócios visam mais troca de informações e contatos. Os negócios acontecem em etapas posteriores.
Continua depois da publicidade
Organizada pela Fiesc, a missão contou com a participação do governo do estado e do Sebrae/SC, que apoiou 10 pequenas indústrias. A convite do presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, o governador Jorginho Mello fez palestra na embaixada do Brasil na Argentina durante reunião institucional com lideranças do setor industrial argentino na embaixada, segunda-feira.
– Os depoimentos de empresários catarinenses que participaram da rodada é de que os compradores argentinos efetivamente mostraram interesse em fazer negócios, mas tinham um grande desconhecimento do potencial de venda de móveis por parte de Santa Catarina. Isso demonstra que houve muito acerto por parte da Fiesc em realizar essa missão empresarial – destaca Maria Teresa Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc.
De acordo com Maitê Bustamante, a Argentina é um mercado importador de móveis porque não tem indústria suficiente. Atualmente, estão importando principalmente de países asiáticos, o que mostra que Santa Catarina e o Brasil são alternativas vantajosas pela logística e pelo idioma, que facilita o diálogo. As exportações de SC para a Argentina são feitas via rodoviária.
O presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, e Maitê Bustamante, tiveram reunião com a diretoria do Banco da Patagônia, instituição na Argentina controlada pelo Banco do Brasil que financia exportações, o que pode facilitar a realização de negócios.
Continua depois da publicidade
Todas as indústrias de SC que participaram da rodada fizeram várias reuniões com expectativas de negócios e os empresários argentinos tiveram um dia intenso de trabalho para conhecer a maioria dos produtos oferecidos.
Leia também
Jorginho Mello e secretário de Turismo da Argentina falam sobre mais fluxo de visitantes
Governador e presidente da Fiesc apresentam potencial da indústria de SC para argentinos
Indústria de SC inicia missão empresarial à Argentina para ampliar exportações
Secretário faz reuniões na Argentina antes da visita do governador em missão com a Fiesc
Fiesc e governo de SC realizam missão à Argentina para ampliar negócios do setor moveleiro
WEG apoia Barco Banzeiro da Esperança que leva pauta do povo da Amazônia à COP
“Nosso objetivo é conquistar a paz alimentando o planeta”, diz enviado do agro à COP30

