Com o objetivo de aprofundar informações sobre negócios entre a Argentina e Santa Catarina antes da visita do governador Jorginho Mello ao país nesta segunda (10) e terça-feira (11), o secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do estado, Paulo Bornhausen, teve duas reuniões em Buenos Aires sexta-feira. Ele conversou com o economista e ex-ministro da Argentina, Dante Cica, principal negociador do acordo Mercosul-União Europeia, e se reuniu com o ministro-conselheiro e chefe do Setor de Promoção Comercial e Investimentos (Secom) da Embaixada do Brasil na Argentina, Leonardo Valverde.
Continua depois da publicidade
– Eu me reuni com o ministro Leonardo Valverde, da Embaixada do Brasil, para alinhar ações que reforcem as relações comerciais entre Santa Catarina e a Argentina. O governador vem com propósito claro: ampliar mercados para o setor moveleiro e o turismo catarinense, além de impulsionar as exportações de produtos de alto valor agregado, consolidando a presença internacional de Santa Catarina – destacou o secretário.

De acordo com Bornhausen, esta missão organizada pela Fiesc com apoio do governo do Estado e da Secretaria de Articulação Internacional (SAI-SC) acontece em um momento de retomada econômica da Argentina e de novas oportunidades de integração produtiva e turística entre os dois países.
Conforme o secretário, a visita do governador Jorginho Mello a Buenos Aires tem duplo sentido nesse momento em que as coisas vão acontecendo em termos de relações comerciais e até políticas. O primeiro é o momento em que a Argentina recobra sua capacidade de compra, onde há uma estabilidade econômica e um reinício muito forte do comércio entre os dois países. Nós vemos que isso vem trazendo sinais muito positivos de compra.
– A Argentina é um dos grandes parceiros que o Brasil tem e Santa Catarina também tem parceria com a Argentina. O que nos chama a atenção é que nessa retomada Santa Catarina não tem vendido tanto como poderia vender para a Argentina. Portanto, é crucial a vinda do governador junto com a Federação das Indústrias do Estado nesse momento para fazer uma reunião conjunta aqui em Buenos Aires com os empresários industriais argentinos, mostrando todo o potencial e a abertura de Santa Catarina para aumentar o seu comércio. É bom lembrar que o comércio entre a Argentina e o Brasil é feito de produtos de alto valor agregado – destacou Bornhausen.
Continua depois da publicidade
Outro ponto importante é a proximidade da assinatura definitiva do acordo comercial com a União Europeia. Para o secretário, é muito importante um alinhamento com a Argentina, que é parceiro do Brasil no Mercosul. Isso para ter uma estratégia comum dentro do que for possível para a abertura desse mercado de 700 milhões de pessoas, que é a União Europeia.
A missão de SC para a Argentina terá palestra do governador Jorginho Mello nesta segunda-feira sobre a economia catarinense. O presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, lidera a missão com a participação de 23 empresários do setor moveleiro que participarão de rodadas de negócios.
Leia também
Fiesc e governo de SC realizam missão à Argentina para ampliar negócios do setor moveleiro
WEG apoia Barco Banzeiro da Esperança que leva pauta do povo da Amazônia à COP
“Nosso objetivo é conquistar a paz alimentando o planeta”, diz enviado do agro à COP30
Sistema Guardião chega aos 25 anos como principal tecnologia investigativa do Brasil
Governo de Santa Catarina oficializa abertura de escritório na China

