Iniciativa de responsabilidade social inédita da Engie Brasil, o programa Parcerias do Bem completou quatro anos com resultados relevantes: 200 projetos sociais desenvolvidos que impactaram 75 mil pessoas no Brasil com o envolvimento de 100 instituições parceiras. Esses resultados foram celebrados em evento sexta-feira (07) com parceiros, colaboradores e apresentações culturais para seguir trabalhando juntos.
Continua depois da publicidade
– O Parcerias do Bem nasceu de uma imensa vontade de fazer o bem e ir além das nossas limitações de recursos. Surgiu da convicção de que o impacto social é maior quando caminhamos juntos e que o desejo de fazer o bem supera barreiras, inclusive a da competição. Temos como parceiros nossos clientes, fornecedores, competidores e empresas que não têm negócios conosco, mas que se alinham nesse interesse legítimo e nobre de impactar positivamente a vida das pessoas. Quatro anos depois, vemos uma rede sólida e crescente de empresas que entenderam que responsabilidade social não é um diferencial, é um dever. E quando esse dever é compartilhado, ele se transforma em potência – ressaltou no evento o Country Manager da Engie Brasil, Eduardo Sattamini.
O Parcerias do Bem se diferencia porque ele promove uma aproximação de empresas de diferentes setores, inclusive concorrentes entre si, para fazer projetos sociais em conjunto. Elas atuam juntas em ações de geração de renda, educação, saúde e cultura. Até agora, foram investidos R$ 9 milhões.
Fundado em 2021, em plena pandemia, atualmente o movimento envolve 70 empresas. Entre as iniciativas apoiadas estão o programa Mulheres do Nosso Bairro, que impulsiona o empreendedorismo feminino com investimentos financeiros e capacitação, projetos de saúde para detecção de precoce de câncer infantojuvenil e problemas de visão.
O Parcerias do Bem também apoia os Centros de Cultura e Sustentabilidade que atuam em sete cidades: Alto Bela Vista (SC), Concórdia (SC), Entre Rios do Sul (RS), Minaçu (GO), Quedas do Iguaçu (PR), Saudade do Iguaçu (PR) e Trairi (CE). Além disso, estão sendo implantados mais três desses centros: em Estreito (MA), Itá (SC) e Umburanas (BA).
Continua depois da publicidade
A diretora de Sustentabilidade da Engie Brasil, Thais Soares, avalia que o programa Parcerias do Bem é um exemplo concreto de como a articulação entre empresas pode potencializar o impacto social.
– Ao integrar ações em educação, saúde, cultura e geração de renda, conseguimos ampliar a escala e a efetividade dos projetos. É emocionante ver como a união de empresas e pessoas pode gerar um movimento tão potente de solidariedade e desenvolvimento. Celebrar esse marco é reconhecer que juntos somos capazes de construir um Brasil mais justo, inclusivo e sustentável – afirma Thais Soares.
Para a gerente de Responsabilidade Social da Engie Brasil, Luciane Pedro, essa comemoração de quatro anos do programa também é um convite para que mais empresas se juntem à Engie para desenvolver projetos conjuntos e aumentar essa corrente do bem. Se você quer saber mais sobre o programa pode acessar o site www.engie.com.br/parceriasdobem
Leia também
Governador e presidente da Fiesc apresentam potencial da indústria de SC para argentinos
Indústria de SC inicia missão empresarial à Argentina para ampliar exportações
Secretário faz reuniões na Argentina antes da visita do governador em missão com a Fiesc
Fiesc e governo de SC realizam missão à Argentina para ampliar negócios do setor moveleiro
WEG apoia Barco Banzeiro da Esperança que leva pauta do povo da Amazônia à COP
“Nosso objetivo é conquistar a paz alimentando o planeta”, diz enviado do agro à COP30

