O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu nesta quinta-feira a visita de dois executivos da área de expansão de negócios da gigante japonesa Mitsui. Vieram o   gerente-geral da divisão de Infraestrutura da companhia no Japão, Kent Hori, que é o responsável global pelas áreas de infraestrutura, óleo e gás; e o diretor da Mitsui no Brasil, Masayoshi Maruyama. A visita é mais um desdobramento da missão liderada pelo governador ao Japão em junho e eles deixaram claro que o grupo pretende diversificar investimentos em SC.

Continua depois da publicidade

A Mitsui é acionista da SCGÁS, empresa em que o governo de SC tem o controle acionário. Além disso, é acionista de uma empresa de energia de Florianópolis. Na reunião com o governo de SC, Kent Hori informou que o grupo tem interesse em diversificar investimentos no estado. Pode participar de projetos de tecnologia, infraestrutura, saneamento, mobilidade urbana, ferrovias, além de investir mais também em óleo e gás.

Com uma série de projetos voltados ao setor privado, o governador destacou os principais aos executivos da Mitsui, como a Via Mar, projetos portuários e de ferrovias. Ele reforçou também o fato de SC ser o estado mais seguro do Brasil.

– Santa Catarina precisa atrair investimento de companhias globais com a capacidade de investimento e inovação para as grandes transformações que a gente prevê para os próximos 20 anos. Estamos muito satisfeitos com a disposição de empresas como a Mitsui em ampliar a atuação aqui no estado – disse o governador.  

O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de SC, Paulo Bornhausen, que liderou a organização da missão de junho, enfatizou os planos da Mitsui de avaliar projetos que geram mais impacto e transformação econômica.

Continua depois da publicidade

-Essa visita comprovou, mais uma vez, a importância que teve a Missão Ásia dentro da agenda de internacionalização catarinense. Quando estivemos no Japão e na China, com o governador Jorginho Mello, apresentamos todas as oportunidades de investimento em infraestrutura, e estamos recebendo aqui outro grande player global interessado. É a nossa estratégia internacional gerando frutos concretos para o Estado – destacou Paulo Bornhausen.

– A visita, inicialmente de cortesia, se mostrou um encontro de trabalho, porque a Mitsui veio colocar na mesa para o governo do estado a sua disposição de trabalhar em novos projetos com Santa Catarina na área de tecnologia, na área de óleo e gás e outras infraestruturas. Também olhando o lado de ferrovias. Então percebemos muitos setores que podem se beneficiar com a expertise da companhia – observou o diretor da Invest SC, Renato Lacerda.

Também participaram da reunião o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, o secretário adjunto de Infraestrutura de SC, Ricardo Grando, o diretor de Atração e Promoção de Investimentos da Invest SC, Rodrigo Prisco Paraíso e o coronel Gabriel Tossulino.

Leia também

Executivos da gigante chinesa CCCC avaliam local do túnel Itajaí-Navegantes

Tarifaço de Trump entra em vigor com impactos em quase todas exportações de SC aos EUA

Estados “onças” do Brasil, entre os quais SC, terão maior impacto do tarifaço de 50%