Em quarta-feira de agenda econômica lotada na capital do Japão, o governador Jorginho Mello liderou o evento SC Day Tóquio no turno da manhã e, à tarde, se reuniu com representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MOFA) e o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca (MAFF) do país. No primeiro evento, apresentou a economia de SC a executivos de empresas e nos demais, defendeu mais negócios com SC, com destaque para a abertura do mercado para a carne bovina, investimentos e parcerias na área de alimentos e logística.
Continua depois da publicidade
No SC Day Tóquio, o governador, acompanhado da comitiva catarinense de políticos e empresários, apresentou a economia do estado para executivos de grandes conglomerados japoneses. Estiveram líderes de grupos como Mitsui, Mitsubishi, Sumitomo, Itochu, Marubeni, Yokorei e Nippon. Também participaram executivos da BRF e Seara no Japão, onde representam essas duas gigantes de proteínas de Santa Catarina:
Veja mais fotos da quarta-feira “econômica” da comitiva de SC em Tóquio:
– Santa Catarina tem excelência em sanidade animal, com status internacional reconhecido e um parque industrial moderno. Estamos prontos para exportar carne bovina com a mesma qualidade com que já exportamos frango e suíno para mais de 150 países – afirmou Jorginho Mello aos japoneses.
Essa aproximação com executivos japoneses também teve como objetivo incluir Santa Catarina no radar sobre decisões de investimentos de um modo geral e em especial em infraestrutura. O grupo Mitsui é o maior acionista da SCGÁS, concessionária de gás natural de SC.
Continua depois da publicidade
Exportação de carne bovina
Com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MOFA) e o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca (MAFF) do Japão, o governador Jorginho Mello assinou uma carta de intenções. Esse documento formaliza o interesse mútuo em fortalecer a cooperação bilateral nas áreas de agronegócio, segurança alimentar e infraestrutura logística.
De acordo com o governo de SC, essa assinatura foi incluída na missão catarinense e está alinhada ao Plano de Ação da Parceria Estratégica e Global Japão-Brasil (2025–2030), assinada em março deste ano entre os dois países. Esse plano reconhece o Brasil como parceiro fundamental na segurança alimentar do Japão.
Para o governo catarinense, uma agenda prioritária no momento é a abertura do mercado japonês à carne bovina do estado, já que SC é o único fornecedor de carne suína ao Japão. Essas vendas foram aprovadas em 2013 pelo Ministério da Agricultura do país porque SC foi reconhecida como área livre de aftosa sem vacinação pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).
Recentemente, técnicos do Ministério da Agricultura do Japão visitaram SC para auditar o sistema de inspeção sanitária do estado. Desta vez, a abertura deverá incluir outros estados também livres de aftosa sem vacinação em anos recentes. Até porque SC, por enquanto, tem pouca produção de carne bovina para exportar. O Japão importa cerca de 700 mil toneladas de carne bovina por ano.
Continua depois da publicidade
– Santa Catarina está pronta para exportar carne bovina ao Japão. Já temos um histórico de excelência na venda de carne suína e queremos ampliar essa relação comercial – destacou Jorginho Mello.
Para explicar com mais detalhes o atual momento da sanidade pecuária em SC, também integram a missão o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, e Celles Regina de Mattos, presidente da Cidasc, a estatal de SC que cuida do controle da sanidade animal e vegetal no estado.
Acordo pela logística
A parceria na área de fornecimento de alimentos pode incluir investimentos em logística para melhor escolar essa produção. Para o secretário de estado de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, o principal canal para exportação de grãos será o Porto de São Francisco do Sul.
Para ampliar esse serviço, foi assinado um protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a empresa japonesa Marubeni para novos investimentos no Porto de São Francisco do Sul.
Continua depois da publicidade
– Este protocolo para novos investimentos vai fazer com que a produtividade deste porto aumente muito nos próximos anos. Significa investimentos de milhões de dólares e, ao mesmo tempo, oportunidade de emprego e renda para o catarinense. O governador Jorginho Mello tem colocado isso com muita força e de uma forma muito clara. Nós queremos exportar para o mundo a nossa proteína animal, mas precisamos de investimentos em infraestrutura, sejam elas ferroviárias, rodoviárias e portos – afirmou Bornhausen.
Conforme o governo de SC, a carta de intenções assinada agora tem validade por dois anos. Ela prevê também que empresas japonesas dos setores de agricultura, alimento e logística podem se instalar em território catarinense.
A carta foi assinada por Noguchi Yasushi, diretor-geral adjunto para Assuntos da América Latina e Caribe do MOFA; Mori Shigeki, diretor-geral do Escritório de Exportação e Assuntos Internacionais do MAFF; e o governador Jorginho Mello.
Entre as portas que se abrem com essa parceria está, também, a possibilidade de realizar estudos técnicos, fóruns bilaterais e eventual formalização de novos acordos.
Continua depois da publicidade
O mercado japonês é destino de uma série de produtos industrializados de Santa Catarina, mas o destaque mesmo é a proteína animal. O estado exporta ao país carne de ave desde 1989 e carne suína desde 2013.
Em 2024, o país asiático foi o principal comprador de carne de frango do estado, com a aquisição de 148,4 mil toneladas, somando faturamento de US$ 283,8 milhões. E foi o terceiro maior importador de carne suína, com 93,4 mil toneladas e receita de US$ 312,4 milhões. Agroindústrias de SC se destacam no Japão porque, quase sempre conseguem fornecer os tipos de cortes que os consumidores do país gostam.
Leia também
Missão de SC terá dia de negócios em Tóquio com empresas e governo do Japão
Saiba quais empresas gigantes do Japão e do Brasil estarão no SC Day Tóquio
‘Rei do Ovo’ diz que Bolsa Família vicia e elogia liberalismo trabalhista dos EUA
Jader Almeida, designer criador de marca de luxo, começa a projetar edifícios
“A medicina do estilo de vida é a grande inovação para a saúde mental”, diz psicóloga












