Multinacional europeia signatária do Pacto da ONU que prevê 50% de mulheres em cargos de liderança até 2030, a Engie Brasil Energia, com sede em Florianópolis, lançou programa de trainees para engenheiras. O objetivo é identificar talentos e oferecer oportunidades para que mulheres possam acelerar suas carreiras em qualquer fase. As engenheiras selecionadas atuam nas usinas da companhia em todo o Brasil.  

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo levantamento da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), em média, as mulheres ocupam apenas 22% dos empregos no setor de geração de energia elétrica no mundo. Mas a Engie Brasil está conseguindo mudar isso. Em quatro anos, de 1999 a 2022, ampliou em 10 pontos percentuais o total de mulheres e hoje elas já ocupam 26,7% de todas as vagas oferecidas pela companhia.

– Já avançamos, mas vemos que não de forma homogênea: a disparidade é maior nas áreas de Operação e Manutenção, enquanto nas áreas administrativas o cenário já é de igualdade – observa Luciana Nabarrete, diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da empresa.

Como tem sede em Florianópolis, Santa Catarina acaba contemplada com mais projetos da Engie. Outras iniciativas da companhia nessa área são o Mulheres do Nosso Bairro. Com três edições, já são 19 projetos apoiados em SC. Nessa lista estão a Padoca Familiar, da Natália Barreiros; o Projeto de Oratória para Mulheres Empreendedoras, iniciativa de Patrícia Moreira; O Meu Baldinho, incentivo de compostagem da Vanessa Pacheco; e o Artes da Ana, da Ana Maria Stacke da Silva e o Cozinha Ancestral, do Grupo Mittos, no Morro do Mocotó, que é uma iniciativa comunitária.

Continua depois da publicidade

Empresa com capital preponderante francês e belga, a Engie é uma companhia mundial de energia e gás que trabalha para ser carbono neutro. Conta com equipe de 96.000 colaboradores pelo mundo, mais clientes, parceiros e fornecedores.

Leia também

Inovação aquece vendas da Nugali Chocolates o ano todo, inclusive na Páscoa

Grupo que adotou praça investe em dois projetos bilionários em SC

BRF se despede de Zoé Silveira D’Ávila, que ajudou a Sadia ser referência global em proteína

Destaques do NSC Total