Iniciativa da Federação de Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina (FHESC) em parceria com a Celesc, o projeto Hospitais + Eficientes acaba de conquistar dois reconhecimentos. Foi considerado uma das três iniciativas mais inovadoras do país no uso racional de energia elétrica.
Continua depois da publicidade
O projeto foi reconhecido como uma das iniciativas mais inovadora pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco). Essa premiação aconteceu no 21º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) realizado pela Abesco em São Paulo.
O projeto Hospitais + Eficientes também recebeu nesta segunda-feira (10) o Prêmio O Setor Elétrico (OSE) na categoria Instalações Elétricas. Esse é um dos principais prêmios do elétrico nacional. Valoriza esforços bem-sucedidos de elaboração, especificação e instalação de projetos de engenharia elétrica no país.
O projeto Hospitais + Eficientes resultou de uma chamada pública dentro do Programa de Eficiência Energética Celesc/ANEEL. O investimento total alcançou R$ 4,49 milhões dos quais 90% vieram da Celesc e 10% de contrapartida da FHESC.
Os hospitais filantrópicos que tiveram a infraestrutura de energia melhorada foram o
Continua depois da publicidade
Hospital São José, em Maravilha; Hospital Seara do Bem, em Lages; Fundação Pró-Rim, em Joinville; e Hospital Regional de Palmitos.
– As melhorias incluíram a instalação de 1.650 painéis solares, a substituição de 359 pontos de iluminação e 50 condicionadores de ar, além da modernização de sistemas de refrigeração e bombeamento de água. O projeto também garantiu o descarte ambientalmente correto dos equipamentos substituídos – explicou o gerente do projeto na Celesc, Willian dos Santos.
Com as ações implementadas, os hospitais alcançaram uma economia anual de 1.094 MWh, volume equivalente ao consumo médio de 61 mil residências. A redução estimada das emissões de gases de efeito estufa é de 78 toneladas de CO₂ por ano, resultado que consolida o compromisso do setor filantrópico com a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos públicos.
– Esse resultado mostra que a busca por eficiência e responsabilidade ambiental também faz parte da missão das nossas entidades. Os recursos economizados podem ser direcionados para a melhoria do atendimento e para novos investimentos em saúde – destacou Alciomar Marin, diretor-executivo da AHESC-FHESC.
Para presidente da FHESC, Irmã Neusa Lúcio Luiz, esse projeto representa um passo significativo para a sustentabilidade do setor. Segundo ela, os hospitais filantrópicos têm um papel social de grande alcance e precisam de iniciativas que garantam não apenas economia, mas também respeito ao meio ambiente.
Leia também
Governador e presidente da Fiesc apresentam potencial da indústria de SC para argentinos
Indústria de SC inicia missão empresarial à Argentina para ampliar exportações
Secretário faz reuniões na Argentina antes da visita do governador em missão com a Fiesc
Fiesc e governo de SC realizam missão à Argentina para ampliar negócios do setor moveleiro
WEG apoia Barco Banzeiro da Esperança que leva pauta do povo da Amazônia à COP
“Nosso objetivo é conquistar a paz alimentando o planeta”, diz enviado do agro à COP30

