Com setor industrial diversificado e inovador, Santa Catarina fechou 2024 com o maior crescimento na produção da indústria entre os estados brasileiros. Registrou alta de 7,7%, mais que o dobro da média nacional que ficou em 3,1%. Esta é a segunda vez que o estado fica no topo da produção do setor no país, nos últimos anos. Em 2021, em plena pandemia, quando os brasileiros consumiram mais, a indústria de SC também liderou o crescimento nacional, com alta de 10,3%.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Os dados são da pesquisa Produção Industrial Mensal (PIM), do IBGE, que integram o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em dezembro a indústria de SC cresceu 0,5% frente ao mês anterior, e 7,2% na comparação com o mesmo mês de 2023.

No crescimento acumulado de 2024, o segundo lugar ficou com o Rio Grande do Norte, com alta de 7,4% e, depois, o Ceará, que cresceu  6,9%. Somente o Espírito Santo teve queda de vendas no ano passado, com recuo de -1,6%.

Em SC, os setores que mais cresceram no ano passado foram máquinas e equipamentos (17,1%), máquinas e materiais elétricos (16,9%), confecções (10,3%), metaturgia (10,1%) e produto de madeira (8,9%).

Continua depois da publicidade

Também cresceram os grupos de produtos têxteis (7,1%), químicos (6,6%), borracha e plástico (6,5%), minerais não metálicos (4,9%), produtos de metal (4,8%), alimentos (4%), veículos e reboques (3,6%) e celulose e papel (2,1%). O único recuo, de -6,2%, foi na produção de móveis.

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, tem destacado que o desempenho acima da média da indústria de SC ocorre porque é um setor preparado, diversificado e inovador.

O crescimento mais acelerado em 2024 aconteceu porque as vendas no mercado interno avançaram em função da queda dos juros, que permitiram mais compras parceladas, baixa taxa de desemprego, benefícios sociais de maior valor e também aumento das exportações.

O governador do estado, Jorginho Mello, comentou a liderança catarinense na produção industrial em 2024.

Continua depois da publicidade

– O setor industrial é um orgulho para Santa Catarina porque gera muita inovação, competitividade e empregos qualificados. Além disso, temos uma indústria diversificada que se destaca em diversos segmentos, como alimentos, madeira, plásticos e indústria pesada. Essa qualidade é reconhecida lá fora com as exportações de produtos com alto valor agregado – comentou Jorginho Mello.

Para o secretário de estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o governo do Estado colabora com o setor industrial por meio de incentivo como o Prodec, que viabiliza a postergação de ICMS, ajudando as empresas no capital de giro.

Leia também

SC é destaque nacional na contratação de trabalhadores com curso superior

Empresário do comércio de SC está menos confiante; entenda

Quem vai pagar a conta da alta das tarifas de aço e alumínio dos Estados Unidos

Grupo Vila Galé anuncia estudos para três projetos de hotéis em Santa Catarina

Balneário Camboriú tem o primeiro porto turístico alfandegado do Brasil

Decisão de Trump de taxar aço e alumínio piora cenário para o Brasil e SC