Como Santa Catarina é um estado próximo da Europa pela cultura e negócios, o governador Jorginho Mello pretende aproveitar essa sinergia visando oportunizar mais exportações em função do acordo Mercosul e União Europeia. Após participar do SC Day in Bern, na Suíça, acompanhando a vice-governadora do estado Marilisa Boehm, o Secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, se reuniu nesta quinta-feira (29) com o embaixador do Brasil junto à União Europeia, em Bruxelas, Pedro Miguel da Costa e Silva, para encaminhar agenda da visita do governador junto ao Parlamento Europeu e ao setor empresarial da Bélgica.

Continua depois da publicidade

– Será possível formatar uma agenda importante para nosso estado. Políticas públicas para a integração, tecnologia, indústria, portos e mercados premium para o agronegócio serão os principais itens da nossa visita junto aos órgãos de comando da União Europeia e também para um SC Day na Bélgica – afirma o secretário Paulo Bornhausen.

Além disso, ele vê oportunidade também, ainda nessa viagem, de realizar mais edições do SC Day em países com os quais o estado tem relações comerciais mais fortes, como a Alemanha, Itália e Holanda. O governo vai convidar representantes do setor empresarial para acompanhar essa missão, como lideranças da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas (Fampesc) e outras.

O secretário observa que apesar da contestação do Parlamento Europeu ao acordo, ele vai entrar em vigor logo que o parlamento de um país do Mercosul aprovar e seu presidente sancionar. Ele observa que o Brasil está com pressa em aprovar o acordo no parlamento, assim entrará em vigor logo. Avalia que essa parceria permitirá a Santa Catarina ser a porta de entrada do Mercosul para muitos negócios com países europeus.

“Nós somos o 28º estado europeu, só que estamos no Mercosul”

Continua depois da publicidade

Tanto na reunião com o embaixador do Brasil na União Europeia, Pedro Miguel da Costa e Silva, quanto no evento em Berna, na Suíça,  o secretário Paulo Bornhausen enfatizou as semelhanças de Santa Catarina com diversos países da Europa, em especial na economia.  

– Acredito que Santa Catarina tem muito a contribuir com pautas que ajudam a construir a aprovação final do acordo Mercosul-União Europeia. Isso porque talvez seja o estado com mais características semelhantes à Europa. Nós somos o 28º Estado Europeu, só que estamos no Mercosul, estamos no Brasil. Então eu diria que se estivéssemos na Europa, seríamos o 28º país integrante da União Europeia – afirmou o secretário.

Nesta sexta-feira, ele estará em Lisboa, Portugal, onde terá reunião com o embaixador honorário de Santa Catarina no país, o ex-ministro português, Miguel Relvas. Na pauta, questões políticas e econômicas em torno do acordo Mercosul e União Europeia.

Leia também:

Secretário destaca potencial do acordo Mercosul-UE e governo estuda missão à Europa

Grife global da indústria, WEG avança em produtos ao consumidor final

Líderes da WEG e da DR reconhecem no ensino de música impulso criativo para engenharias

Acordo Mercosul-UE abre espaços para vendas bilionárias pelos pequenos negócios

Acordo Mercosul-UE amplia de 8% para 36% acesso do Brasil ao comércio mundial, diz CNI

Advogado de SC integra comissão que propõe fórum jurídico ao acordo Mercosul-UE