O primeiro shopping center de Palhoça, o Via Catarina, chega aos 15 anos consolidado, com mais de 100 operações, para atender um município que dobrou de tamanho e uma economia que triplicou. Em 2010, Palhoça tinha cerca de 137 mil habitantes e, agora, tem mais de 220 mil, com um Produto Interno Bruto (PIB) que cresceu mais de 300% e chegou a R$ 8 bilhões. Para os próximos anos, o shopping anunciou construção de complexo imobiliário anexo com quatro edifícios de uso comercial e residencial e o novo hospital privado Leonado da Vinci, já em construção.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A celebração dos 15 anos foi com festa aberta ao público que lotou a praça de alimentação do empreendimento, quarta-feira à noite (21), liderada por executivos dos acionistas, o Grupo Sibara, de Itajaí, e a JGM Empreendimentos e Participações, de Jaraguá do Sul.
Veja outras fotos do Shopping Via Catarina, da festa e do projeto do hospital:
O diretor do Grupo Sibara, Platão Figueiredo, informou que até o final deste ano será apresentado ao mercado o projeto de expansão do empreendimento. O Via Catarina ganhará uma nova área anexa com o hospital privado Leonardo da Vinci, já em obras, e mais quatro torres de uso misto, comercial e residencial.
Continua depois da publicidade
O empresário não antecipou números sobre essa expansão. Mas o Hospital Leonardo da Vinci já teve um lançamento, quando a empresa informou que os investimentos previstos seriam da ordem de R$ 80 milhões para um hospital com 100 leitos e que seriam gerados cerca de mil empregos diretos.
Ao falar sobre a trajetória do shopping, Platão Figueiredo afirmou que a fase mais difícil desses 15 anos foi a pandemia, que afastou os consumidores. O empresário é filho do fundador do Grupo Sibara, Horácio Figueiredo, também idealizador do Via Catarina, que faleceu em 2019. O grupo atua com construção civil, comércio e prestação de serviços incluindo hotelaria.
O Via Catarina conta atualmente, com área total de 35 mil metros quadrados e cerca de 15 mil metros quadrados de área de venda. As maiores âncoras do empreendimento são o hipermercado Giassi e o Firenze Business Hotel. Também tem quatro cinemas, praça de alimentação para 900 pessoas sentadas e estacionamento para 700 veículos em vagas cobertas.
Quem está construindo o hospital é a incorporadora Medplex, fundada por Platão Figueiredo e associados. Tanto o hospital, quanto as futuras quatro torres serão conectadas à área comercial do shopping. Esses novos edifícios terão uso comercial, residencial e na modalidade hotelaria.
Continua depois da publicidade
Entre as lideranças presentes, além de Platão Figueiredo estavam o diretor da JGM Empreendimentos, Júlio Cesar Azevedo, o superintendente do Via Catarina, Jânio Bezerra, o prefeito em exercício de Palhoça, Rosinei Horácio, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Nirdo Artur Luz, o Pitanta, e o deputado estadual Camilo Martins.
Leia também
Oito cidades de Santa Catarina integram ranking internacional de startups
Saiba os seis hábitos para a longevidade, segundo a Medicina do Estilo de Vida
De arroz a cerveja artesanal: grupo de SC faz 55 anos com diversificação e inovação
Jurerê Internacional ganha projeto bilionário icônico à beira-mar
Gripe aviária pode reduzir preço do frango ao consumidor; ocorrência preocupa o agro






