A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) reuniu nesta sexta-feira industriais de todo o estado e autoridades para a festiva entrega de medalhas da Ordem do Mérito Industrial de SC e da Ordem do Mérito Industrial da CNI. O evento, liderado pelo presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, foi um espaço para mostrar a potência da indústria de SC, o talento e a resiliência de quem faz as máquinas girarem para fabricar de tudo um pouco para o Brasil e o mundo.

Continua depois da publicidade

Os homenageados com a comenda da Fiesc foram Claudimar Bortolin, fundador da Torfresma Industrial; Gunter Knolseisen, fundador da Automatic Electric; Mirian Maria Bonissoni Giombelli Canfield, presidente do Grupo Ipumirim; Roberto Zagonel, fundador e CEO da Zagonel, e Viviane Cecilia Lunelli, presidente da Lunelli. O presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, recebeu a comenda da CNI, entregue pelo representante da entidade, o presidente da Federação das Indústrias do RS, Claudio Bier, representante da CNI.

Veja imagens do evento e dos homenageados com familiares:

– Nós premiamos essas pessoas que com muito esforço, dedicação e competência têm levado o nome de Santa Catarina. O Estado tem na indústria o seu grande vetor de desenvolvimento. Ela movimenta a economia de uma forma muito forte. A participação da indústria de SC na geração de riqueza é uma das mais elevadas do Brasil, é a manufatura que gera emprego e impostos. De cada 10 empregos na indústria, o estado gera 16 em outros setores – destacou Aguiar, presidente da Fiesc.

Continua depois da publicidade

Em seu discurso, Aguiar destacou que não é por acaso o crescimento da indústria de SC acima da média nacional. Em 2024, o setor cresceu 7,6%, mais de duas vezes a média do país. Ao mesmo tempo em que cobrou mais investimentos federais no estado, ele aproveitou a presença do governador Jorginho Mello no evento para reconhecer que a atual gestão está investindo nas rodovias estaduais e a rodovia paralela à BR-101.

O governador Jorginho Mello ressaltou que em viagens no exterior, quando apresenta a economia de Santa Catarina chama a atenção.  As pessoas se impressionam com a diversidade econômica do estado, observou.  

– Dia três de julho nós vamos lançar em Joaçaba o programa Estrada Boa Rural. Vamos investir R$ 1 bilhão por ano para que as pequenas propriedades rurais tenham estradas melhores – disse o governador, confirmando continuidade de investimentos em logística.

Ao receber a comenda da CNI, o presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, destacou a força do cooperativismo. Afirmou que a homenagem que estava recebendo é devida aos milhares de homens e mulheres nos campos e nas cidades, nas fábricas e nos escritórios que fazem a grandeza da Aurora Coop, essa cooperativa central que orgulha catarinenses e brasileiros.

Continua depois da publicidade

– O objetivo supremo é elevar a qualidade de vida da família rural. Na persecução desse objetivo, a Aurora Coop ofereceu treinamento, qualificação, requalificação e formação profissional rural, transferiu tecnologias, oportunizou intercâmbio, orientou para a melhoria e infraestruturação dos estabelecimentos rurais, estimulou o engajamento com universidades e centros de pesquisa – destacou ele no discurso.

Ao falar também representando os demais homenageados de Santa Caarina, a presidente da empresa Lunelli, Viviane Lunelli ressaltou a importância da família, do trabalho e outros. Ela preside o Grupo Lunelli, fundado pelo irmão Antídio.

Leia também

Multinacional com sede em SC anuncia mudança ampla em diretorias

Chile Day aproxima empresários de SC e do país andino para ampliar negócios

Setor de franquias avança em faturamento bilionário, unidades e empregos em SC

O que o Brasil ofereceu em troca pelo bacalhau da Noruega