Uma das grandes indústrias pioneiras no mundo a alcançar descarbonização (neutralização de carbono) em todos os processos de produção, a Nidec ACIM (Appliance, Commercial and Industrial Motors), de Joinville, Santa Catarina, participa da COP30. Ela vai falar sobre essa trajetória no painel “Competitividade, inovação e infraestrutura tecnológica”, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), na tarde de sábado (15), na Green Zone. A empresa também é uma das apoiadoras da participação na COP do Coletivo Lixo Zero de Joinville, que soma 12 anos de educação ambiental, economia circular e mobilização comunitária.

Continua depois da publicidade

A Nidec alcançou a neutralidade de carbono no segundo semestre de 2024. Ela passou a operar 100% com energia renovável e zero envio de resíduos para aterros. A parte da neutralização que ela não alcança nos processos produtivos, ela adquire créditos de carbono para neutralizar. Ela conquistou a neutralização seis anos antes da meta, que era 2030.

Adriano Gandra, diretor Sênior de Operações para a América Latina (Foto: Nidec, Divulgação)

– A sustentabilidade está no centro da nossa estratégia global e se traduz em ações concretas nas operações e nas comunidades onde atuamos. Apoiar o Coletivo Joinville Lixo Zero reforça essa conexão entre inovação industrial e transformação socioambiental – afirma Adriano Gandra, diretor Sênior de Operações para a América Latina. 

O Coletivo Lixo Zero foi convidado pela Família Schurmann para fazer parte da programação da Casa Vozes do Oceano, na Casa das Onze Janelas, uma das atrações da COP na área de educação ambiental. O Coletivo também acompanha atividades na Blue Zone, área das negociações oficiais da COP. Além da Nidec ACIM, também apoiam a participação do Coletivo as empresas Cidade das Águas, Malwee, Mídia Clean, Oceano e WT Viagens Corporativas.

Continua depois da publicidade

Multinacional de SC é uma das primeiras do mundo a atingir meta de carbono neutro

A Nidec ACIM é uma multinacional japonesa que tem cerca de 18 mil colaboradores e mais de 30 fábricas em 25 países. É produtora de motores, compressores e sistemas de refrigeração com ênfase em eficiência energética e redução de emissões. Em abril de 2018, o grupo Nidec chamou a atenção do mundo econômico ao anunciar a aquisição da empresa Embraco, de Joinville, uma multinacional da Whirlpool, por US$ 1,08 bilhão.

Leia também

Grupo Habitasul escolhe executivo de carreira na companhia para ser novo presidente

Missão da Fiesc à Argentina tem 237 reuniões de negócios e supera expectativas

Jorginho encontra Milei e destaca potencial para mais negócios com a Argentina

Governador e presidente da Fiesc apresentam potencial da indústria de SC para argentinos

WEG e Neoenergia anunciam plano para 100% de energia limpa a Fernando de Noronha