Às vésperas da COP30, neste sábado (08), a WEG, empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, informou que será responsável pela instalação de sistema completo de energia limpa para o arquipélago de Fernando de Noronha. A multinacional de SC é parceria da concessionária Neoenergia que lançou o projeto Noronha Verde, que vai transformar Fernando de Noronha na primeira ilha oceânica habitada da América Latina com geração de energia 100% renovável.

Continua depois da publicidade

A WEG vai fornecer todos os equipamentos e a execução técnica e operacional do projeto. Fornecerá os sistemas e garantirá o funcionamento das soluções integradas. O trabalho da empresa já começou com a entrega da primeira usina solar fotovoltaica flutuante do arquipélago, instalada no espelho d’água do Açude do Xaréu.

O projeto Noronha Verde foi anunciado em evento neste sábado, no Forte Nossa Senhora dos Remédios. Ao todo, segundo a WEG, serão instalados mais de 30 mil painéis solares, com capacidade de geração de 22 MWp, e um sistema avançado de baterias (BESS) com 49 MWh. É um sistema que substitui geradores de energia à combustão. Ele vai assegurar o fornecimento contínuo de energia limpa mesmo à noite ou em períodos de baixa incidência solar.

A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), com anuência do ICMBio, gestor das Unidades de Conservação Federal fez o licenciamento ambiental. O projeto será implantado em duas fases: a primeira entra em operação até maio de 2026 e a segunda, em 2027. 

-O projeto Noronha Verde é um marco para a transição energética nacional e a WEG se orgulha de fazer parte de mais esse capítulo do desenvolvimento sustentável de Fernando de Noronha. Nossa expertise em soluções integradas permite entregar tecnologia de ponta, engenharia e execução em projetos de grande impacto, promovendo sustentabilidade e inovação para o país – destaca Daniel Godinho, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG.

Continua depois da publicidade

– O Noronha Verde é um projeto de sustentabilidade sem precedentes na ilha. Em razão da sua importância, optamos por contratar reconhecidos fornecedores no mercado. O histórico de entregas e a experiência da WEG, inclusive no arquipélago, conferem a confiança que uma iniciativa dessa magnitude exige – ressalta Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.

A iniciativa integra o Programa Mais por Noronha, conta com a parceria do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia e do Governo do Estado de Pernambuco. Fernando de Noronha pertence a Pernambuco.

A usina fotovoltaica flutuante entregue pela WEG conta com sistema fotovoltaico completo. Recebeu investimento de R$ 10 milhões, provenientes do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco (regulado pela ANEEL), a usina flutuante tem potência de 622 kWp e geração estimada de 1.083 MWh/ano, suficiente para suprir cerca de 30% do consumo de energia da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e evitar a emissão de 717 toneladas de CO₂ por ano.

Esse projeto é mais uma iniciativa que coloca a WEG como um grande player global de soluções para energia limpa. A empresa catarinense atua há anos com projetos de sustentabilidade em Noronha. O primeiro foi em 2015, quando forneceu o sistema fotovoltaico para as primeiras usinas solares do arquipélago, Noronha I e II, que chegaram a responder por 10% do consumo de energia elétrica do arquipélago. O projeto também foi realizado em parceria com a Neoenergia.

Continua depois da publicidade

Depois, em 2019, a empresa foi parceira do projeto de mobilidade elétrica, viabilizando a instalação de eletropostos e a circulação de veículos elétricos em parceria com a Neoenergia, eiON, CPqD e Renault.

Leia também

WEG apoia Barco Banzeiro da Esperança que leva pauta do povo da Amazônia à COP

“Nosso objetivo é conquistar a paz alimentando o planeta”, diz enviado do agro à COP30

Sistema Guardião chega aos 25 anos como principal tecnologia investigativa do Brasil

Governo de Santa Catarina oficializa abertura de escritório na China