nsc
nsc

Recesso

Central de Vacinação contra a Covid-19 de Blumenau será fechada

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
16/12/2021 - 10h54 - Atualizada em: 16/12/2021 - 10h59
Saúde espera que vacina da Covid-19 passe a integrar o calendário regular da rede
Saúde espera que vacina da Covid-19 passe a integrar o calendário regular da rede (Foto: Marcelo Martins, Divulgação)

A Central de Vacinação contra a Covid-19 de Blumenau, montada no parque Vila Germânica, será fechada na próxima terça-feira (21). Ambulatórios gerais e unidades de Saúde da Família com sala de vacina passam a ser os endereços da campanha contra o coronavírus na cidade. A partir de 2022, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é integrar mais essa operação ao calendário regular da rede. Durante o recesso, as aplicações vão parar nos feriados de Natal e Ano-Novo.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A central da Vila Germânica funcionou por 11 meses, período em que a cidade aplicou 560 mil doses de vacina. Teve a participação de servidores de diversas secretarias, além do Exército. Apesar das filas eventuais e da interrupção na campanha provocada por uma queda de energia no local onde as vacinas ficavam armazenadas, a operação funcionou bem e ajudou Blumenau a atingir os 70% de vacinação da população em dezembro.

Desde setembro, a Saúde vinha descentralizando a campanha contra a Covid-19 — processo semelhante ao que ocorreu com os atendimentos a casos suspeitos. Primeiro, aos ambulatórios gerais. Depois, a outras unidades de saúde com sala de vacinação. No dia 11, a prefeitura acabou com a necessidade de agendamento da vacina.

A partir de 3 de janeiro, os horários de atendimento ao público serão os mesmos dos AGs e postos de saúde. Não haverá mais vacinação aos domingos, por exemplo. Também não será mais necessário agendar a vacina, bastará ir direto à unidade. No caso dos adolescentes, que recebem apenas o imunizante da Pfizer, o atendimento será apenas nos ambulatórios gerais.

Recesso

Entre 21 de dezembro e 2 de janeiro, os serviços públicos municipais funcionarão em regime de plantão. No caso da vacinação contra a Covid-19, haverá um revezamento de ambulatórios gerais (AGs) com atendimento ao público.

Entre os dias 21 e 23, haverá vacinação nos AGs da Fortaleza, Velha e Centro, das 7h às 21h. Na véspera de Natal, dia 24, o atendimento será até meio-dia.

De 27 a 30, também das 7h às 21h, estarão abertos para vacinação os AGs Garcia, Itoupava, Badenfurt e Escola Agrícola. No dia 31, até meio-dia.

A vacinação será interrompida nas tardes de 24 e 31 e nos fins de semana de 25 e 26 de dezembro e 1º e 2 de janeiro.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Vereadores de Blumenau terão 38 horas para analisar 32 projetos de lei

Dinheiro de SC começa a pingar nas rodovias federais e muda cenário para 2022

Florianópolis recebe mais do orçamento secreto do que nove das maiores cidades de SC juntas

Mudança em lei beneficia ex-diretores do Samae de Blumenau que tiveram bens bloqueados

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas