Blumenau planeja fazer a Fonte Luminosa voltar a brilhar. O antigo e saudoso elemento decorativo da praça entre as ruas 7 de Setembro e Amazonas está desativado e com os equipamentos enguiçados. Empresas estão sendo chamadas a colaborar com os custos.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A reforma completa está estimada em R$ 250 mil. O objetivo é formar parcerias do programa Cidade Jardim, em que empresas ajudam a pagar a manutenção de praças, tendo em troca o direito de expor a marca em placas. Além da fonte, a ideia do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) é ampliar os atrativos do espaço, incluindo parquinho e um quiosque.
A fonte que dá nome ao terminal de ônibus vizinho iluminava as noites da entrada do Garcia. Ela produzia efeitos visuais, com águas coloridas que dançavam seguindo o ritmo de música. O show costumava atrair moradores e visitantes. O plano é reativar inclusive os efeitos sonoros.
O velho chafariz de Blumenau, que tem mais de 50 anos, deteriorou-se desde a última grande reforma, há mais de uma década. Primeiro, a enchente de 2008 danificou o maquinário. Depois, veio a depredação. Em abril, o Santa mostrou que a casa das máquinas estava sendo usada por usuários de drogas.
Continua depois da publicidade
Não é a primeira vez que a atual administração manifesta a intenção de reformar a Fonte Luminosa. O mesmo plano havia apresentado em 2019, antes da pandemia de Covid-19, mas não se concretizou. Desta vez, a meta é começar as obras antes do fim do ano.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Vacinação contra a Covid-19 em Blumenau para crianças de 3 a 4 anos tem baixa adesão
A única vez que Blumenau chegou perto de ter dois candidatos ao governo
Como operam os políticos de SC que sobrevivem do terrorismo moral