Blumenau planeja fazer a Fonte Luminosa voltar a brilhar. O antigo e saudoso elemento decorativo da praça entre as ruas 7 de Setembro e Amazonas está desativado e com os equipamentos enguiçados. Empresas estão sendo chamadas a colaborar com os custos.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A reforma completa está estimada em R$ 250 mil. O objetivo é formar parcerias do programa Cidade Jardim, em que empresas ajudam a pagar a manutenção de praças, tendo em troca o direito de expor a marca em placas. Além da fonte, a ideia do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) é ampliar os atrativos do espaço, incluindo parquinho e um quiosque.

A fonte que dá nome ao terminal de ônibus vizinho iluminava as noites da entrada do Garcia. Ela produzia efeitos visuais, com águas coloridas que dançavam seguindo o ritmo de música. O show costumava atrair moradores e visitantes. O plano é reativar inclusive os efeitos sonoros.

O velho chafariz de Blumenau, que tem mais de 50 anos, deteriorou-se desde a última grande reforma, há mais de uma década. Primeiro, a enchente de 2008 danificou o maquinário. Depois, veio a depredação. Em abril, o Santa mostrou que a casa das máquinas estava sendo usada por usuários de drogas.

Continua depois da publicidade

Não é a primeira vez que a atual administração manifesta a intenção de reformar a Fonte Luminosa. O mesmo plano havia apresentado em 2019, antes da pandemia de Covid-19, mas não se concretizou. Desta vez, a meta é começar as obras antes do fim do ano.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Vacinação contra a Covid-19 em Blumenau para crianças de 3 a 4 anos tem baixa adesão

A única vez que Blumenau chegou perto de ter dois candidatos ao governo

Como operam os políticos de SC que sobrevivem do terrorismo moral

Macacos de SC recebem vacina desenvolvida para humanos

Destaques do NSC Total