O árbitro Fifa catarinense Ramon Abatti Abel está de volta às escalas da CBF e da FCF. O final de semana já é de trabalho para ele. A volta foi discreta, neste sábado, na cabine do VAR da partida entre Mirassol 0 x 0 Botafogo. Ele não era o VAR. Era um dos assistentes na cabine, o AVAR 2 – ou seja, o segundo assistente do VAR.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Ramon Abatti Abel é escalado para apitar jogo decisivo após polêmica em São Paulo e Palmeiras
Em campo Ramon Abatti Abel volta a atuar neste domingo, mas não pela CBF. Ele foi escalado pela Federação Catarinense de Futebol para a partida entre Figueirense x Marcílio Dias, semifinal da Copa Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Ramon Abatti Abel vai ser o árbitro principal da partida, saindo de uma geladeira de quase um mês, depois da atuação desastrosa do dia 05 de outubro, no Morumbis, em São Paulo 2 x 3 Palmeiras, quando deixou de dar um pênalti claro a favor do São Paulo e não expulsou o meia Andreas Pereira, do Palmeiras – os dois erros quando a partida ainda estava 2 x 0 para o time da casa. Os erros tiveram repercussão enorme e influenciaram no resultado da partida e até hoje influenciam na tabela do campeonato.
Decisivo no Palmeiras, Allan passou por morte da irmã e incêndio na casa em SC
Volta gradual e longe das decisões
Logo após a definição da escala da FCF para o final de semana, com Ramon Abatti Abel na semifinal da Copa Santa Catarina, questionei, nos bastidores, uma fonte ligada à Federação: “quais os planos da CBF para Ramon?”
A resposta foi: “critério é 30 dias ele volta. Vai voltar dia 05. Foi o que me garantiu o Cintra (Rodrigo Cintra, diretor geral do Departamento de Arbitragem da CBF)”.
Continua depois da publicidade
Segui perguntando: mas ele não deve mais apitar este ano os jogos do Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro, não é?
Ramon Abatti Abel, o protagonista da rodada do Campeonato Brasileiro
Figueirense favorito nas semifinais da Copa Santa Catarina?
A resposta não foi direta ou objetiva, mas indicava este caminho: “acho que não deve”.
Está evidente que as partidas deste final de semana já são uma preparação para a volta dele ao Brasileiro. Vencido o prazo de um mês, dia 05, quarta-feira, as próximas escalas da CBF de Série A e até Série B, também em fase decisiva, devem ter Ramon Abatti Abel no comando dos jogos.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Mas como indicou a fonte da FCF, dificilmente nos holofotes de partidas entre os três que lutam pelo título no Brasileirão. E convenhamos que não seria nada prudente, muito pelo contrário.


