A prefeitura de Blumenau encaminhou uma oferta final de compra do Complexo do Sesi. A proposta já está na mão da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), dona do espaço.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

A decisão final, no entanto, passa por Brasília. Por uma questão de regimento, é o Conselho Nacional do Sesi quem precisa dar a última palavra sobre o negócio.

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, tratou pessoalmente deste assunto entre esta segunda e terça-feira (26) na capital federal. O dirigente espera que a negociação possa ser aprovada em maio, para então ser ratificada em junho durante reunião do Conselho.

A quantia a ser paga ainda é o maior impasse da negociação, visto que as duas partes têm interesse em um acordo. Ninguém abre os números, mas a coluna apurou que a proposta enviada pela prefeitura ficou bem aquém – alguns milhões – do que a Fiesc pede.

Continua depois da publicidade

O município se baseou em um levantamento feito pela mesma comissão que analisa valores a serem pagos em casos de desapropriações. Por parte da prefeitura, não há disposição de ir além do que esse grupo apurou.

A expectativa de Aguiar de que tudo possa estar resolvido já em junho, por outro lado, indica que, ao menos localmente, há disposição para aceitar a proposta feita pela prefeitura.

Faz cerca de um ano que o município formalizou o interesse em incorporar a estrutura do Complexo do Sesi. Depois de idas e vindas, o negócio nunca esteve tão perto de um desfecho.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Continua depois da publicidade

Leia também

Guia digital vai reunir informações de imóveis históricos do Centro de Blumenau

Fechado há 10 anos, antigo galpão da Expofair em Blumenau terá novo destino

As fábricas de Santa Catarina que passaram dos 100 anos e continuam ativas

Casarão antigo de Blumenau é reformado e vai virar minicentro comercial

Locomotiva que virou atração turística em Blumenau tem data para voltar aos trilhos