Tudo começou com uma brincadeira. Mas o nome pegou tanto que, agora, vai virar coisa séria. O Distrito do Grande Garcia, região de Blumenau onde vivem cerca de 60 mil pessoas, passará a ter “Reino do Garcia” como denominação alternativa oficial. Pelo menos é o que pretende um projeto de lei enviado pela prefeitura à Câmara de Vereadores.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região no nosso canal do WhatsApp

No texto, o município reconhece que, apesar do nome oficial como distrito, os moradores e a população em geral têm recorrido à expressão “Reino do Garcia” ao mencionarem a região que reúne os bairros Garcia, Glória, Progresso, Vila Formosa e Valparaíso. Isso acabou, segundo o Executivo, provocando uma sensação de pertencimento e orgulho da população local.

“A presente proposta legislativa visa a reconhecer a forma carinhosa e original com a qual os moradores do Distrito do Grande Garcia a ele se referem, adotando-a como denominação alternativa do mencionado distrito”, diz a mensagem encaminhada ao Parlamento.

Informalmente, o distrito já é tratado como “Reino” na comunicação institucional da prefeitura, em ações publicitárias e até mesmo nos discursos de autoridades e empresários. Seu “criador” é o humorista Tiago Junkes, que ganhou fama na internet com o personagem Sargento Junkes.

Continua depois da publicidade

Junkes se inspirou em um áudio que circulou nas redes sociais há alguns anos em que um sargento do Amazonas dizia que haveria guerra civil no Brasil com invasão de soldados da Bolívia. Em tom de deboche, ele gravou um áudio-paródia se apresentando como Sargento Junkes, do Garcia, dizendo que se alguém invadisse o país eles fariam um muro para se defender, criando um estado independente.

— Virou um apelido que se tornou quase oficial — lembra ele.

O humorista garante que não está por trás do projeto de lei e reitera, como já fez em outras ocasiões, que não tem pretensões políticas. Disse que soube da proposta pelo prefeito Mário Hildebrandt, que o telefonou para falar da ideia. Junkes considera tudo uma homenagem que pode dar mais visibilidade ao “Reino”.

Na prática, a nomenclatura alternativa pode passar a ser usada de forma oficial em eventos e concessões de honrarias, por exemplo.

Ponto turístico

Em novembro, a reportagem do NSC Total contou a história de um dos pontos turísticos do “Reino”: o Bar da Zenaide. O empreendimento familiar ganhou destaque na internet graças ao Sargento Junkes. Hoje, é frequentado por gente de vários estados que, quando visitam Blumenau, querem conhecer o “point” indicado pelo humorista.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do bar

Leia também

Jorginho Mello virá a Blumenau participar de “pacotaço” de obras

Onde será construída a nova policlínica regional de Blumenau

Multinacional dona da catarinense Embraco anuncia novo presidente

Empresa de TI de Blumenau investe R$ 6,5 milhões em “casa nova” para 2025