nsc
    nsc

    Pandemia

    Com imagem de shopping, Fantástico cita Blumenau como exemplo de cidade que recuou no isolamento

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    29/06/2020 - 01h24 - Atualizada em: 29/06/2020 - 08h35
    Blumenau no Fantástico
    Prefeito Mario Hildebrandt falou à equipe de reportagem do programa (Foto: Reprodução)

    Dois meses depois de viralizar e virar pauta até de jornais internacionais, o vídeo que mostra uma fila de clientes entrando no Shopping Neumarkt sob aplausos e ao som de um saxofonista, no dia 22 de abril, voltou à tona neste domingo (28). A imagem que colocou Blumenau nas manchetes do mundo foi resgatada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, que destacou cidades brasileiras que, na última semana, recuaram na reabertura de atividades numa tentativa de conter a alta de casos de Covid-19 que se seguiu à flexibilização do isolamento social.

    > Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

    A reportagem mostrou que Blumenau passou de 81 – dado do boletim do governo estadual do dia 22 de abril, quando shoppings de Santa Catarina puderam reabrir as portas – para 1.853 casos do novo coronavírus na última semana – estatística do município da quinta-feira (25) passada. Até domingo (28), a cidade já somava 2.114 casos e nove mortes, segundo informações da prefeitura.

    O avanço da Covid-19 levou o município a anunciar, na última quarta-feira (24), novas medidas restritivas, embora elas tenham sido mais brandas do que se imaginava. De mais impactante, o fechamento de parques como o Ramiro Ruediger, a limitação de apenas um integrante por família em supermercados e estabelecimentos do gênero e a proibição de que pessoas com mais de 60 anos usem o transporte público – ponto destacado pelo Fantástico.

    — Se necessário vamos fechar shoppings, se necessário vamos fechar outros equipamentos para que a gente possa continuar tendo a segurança da saúde da população de Blumenau. Não temos problema e nem medo de tomarmos decisões mais rigorosas quando elas forem necessárias — disse o prefeito Mario Hildebrandt ao repórter Ernesto Paglia.

    Shopping cheio após reabertura
    Imagem de movimento em reabertura de shopping foi exibida na reportagem do Fantástico
    (Foto: )

    Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tinha, até este domingo (28), 1.344.143 casos confirmados da doença, com 57.622 óbitos. Isso quer dizer que 4,28% das pessoas que contraíram a Covid-19 no país morreram. Em Blumenau, essa proporção, pelos atuais dados da prefeitura, é de 0,42%, bem abaixo da média. O que explica então a “lembrança” à cidade, já que outros lugares maiores e mais populosos como Florianópolis, Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), citados pela reportagem do Fantástico, também voltaram atrás em medidas de reabertura?

    A resposta está justamente na cena do shopping. Ao viralizarem, as imagens amplificaram o conflito isolamento versus reabertura, levantando dúvidas sobre a eficiência das medidas adotadas para controlar o contágio do vírus e questionamentos a respeito da pressa em retomar atividades antes restritas. 

    Apesar de estar em uma situação menos desconfortável do que a média, Blumenau – poderia ser Joinville ou Balneário Camboriú, onde shoppings fizeram ação semelhante – ficou marcada pelo comportamento de um grupo de pessoas que se aglomerou na reabertura de um centro comercial e continuará sendo usada como referência comparativa na relação entre o arrefecimento do distanciamento e o crescimento de casos da Covid-19. Não duvide da força de um viral.

    Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas