Além de chineses, alvo de visitas de uma recente missão internacional do governo do Estado, árabes também colocaram Santa Catarina no radar. Representantes da Dubai Chambers, a Câmara de Comércio da metrópole dos Emirados Árabes, estiveram em solo catarinense na última semana para uma série de agendas com empresários locais e visitas a empreendimentos.
Continua depois da publicidade
O intercâmbio focou em dois dos mais proeminentes setores da economia catarinense: tecnologia e mercado imobiliário. O grupo conheceu a sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) na capital e visitou startups e grandes empresas da Grande Florianópolis, como Softplan, Nexxera e Intelbras.
Na agenda institucional, a passagem por Florianópolis incluiu ainda um encontro com a Secretaria de Articulação Internacional do governo do Estado, com conversas sobre possíveis projetos de conexão entre Dubai e Santa Catarina.
Mais tarde, o grupo se deslocou até o Litoral Norte, onde participou de uma rodada de negócios e troca de informações com empresários do mercado imobiliário e visitou empreendimentos em Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí.
A agenda foi acompanhada pelo empresário Lisandro Vieira, presidente da WTM e diretor do Grupo Temático de Internacionalização da Acate, pelo diretor para as Américas e Europa da Dubai Chambers, Mohammad Al Kassim, e pelo representante-chefe da Dubai Chambers no Brasil, João Paulo Paixão.
Continua depois da publicidade
Como de costume, esse tipo de programação envolve trocas de cartões e discussões sobre a possibilidade de negócios entre os dois países em uma via de mão dupla: recebimento de investimentos árabes e portas abertas para a expansão de empresas locais no Oriente Médio. A conexão já rendeu frutos iniciais: empresários já agendaram visita a Dubai no segundo semestre para prospectar oportunidades.
Leia também
Após suspender produção em SC, gigante da cerâmica fecha fábrica no Nordeste
CPI do Esgoto sai do papel em Blumenau, mas a política dirá até onde ela vai
Nova concessão no Centro Histórico de Blumenau está prestes a sair do forno
Parceria inédita une Festival de Dança de Joinville e Oktoberfest Blumenau