O Sistema Ailos, que reúne 13 cooperativas de crédito com forte atuação em Santa Catarina, está se preparando para um novo ciclo de crescimento. O plano é ousado: buscar um milhão de novos cooperados até 2030, ampliando a base para 2,7 milhões de adesões ao modelo cooperativista.
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Isso significaria, na prática, criar praticamente do zero uma nova Viacredi, a maior das 13 cooperativas, que tem pouco mais de um milhão de cooperados. No planejamento para os próximos cinco anos, a meta é mais do que dobrar o volume de ativos sob gestão, passando de R$ 28 bilhões para R$ 70 bilhões, e distribuir sobras – o equivalente ao lucro no cooperativismo – de R$ 2 bilhões.
Os planos foram divulgados pelo diretor de Produto e Negócios da Central Ailos, Adelino Sasse, em uma apresentação a convidados e imprensa na tarde desta quinta-feira (4). A expansão será sustentada por um plano de investimentos conjuntos que deve chegar a R$ 1 bilhão nesse período, antecipou Sasse à coluna.
Os recursos serão usados para o desenvolvimento de novas tecnologias digitais e para a ampliar a base de atuação, com a abertura, inclusive, de novos postos de atendimento. O Sistema Ailos já está presente em mais de 120 cidades, principalmente nos estados da, mas está de olho também no potencial do Sudeste.
Na região do Vale do Itajaí – a matriz fica em Blumenau –, onde o modelo cooperativista já está mais estabelecido, o teto de crescimento é menor, admite Sasse. Por isso, a Ailos deve concentrar energia nas capitais – Florianópolis, Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) –, além de São Paulo, onde há mais espaço para avançar, considera o diretor.
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Uma das estratégias será uma comunicação mais agressiva, destacando os benefícios do cooperativismo. Na comparação com os bancos tradicionais, as cooperativas de crédito cobram taxas menores no cheque especial, rotativo no cartão e no crédito pessoal, além de oferecerem um rendimento maior nas aplicações financeiras. Cálculos da Ailos indicam que essas diferenças ajudaram toda a base de cooperados a economizar R$ 3,7 bilhões em 2024.
No próximo domingo (7), uma campanha institucional de fim de ano entrará no ar, com inserções no intervalo do Fantástico. Para janeiro, está prevista uma outra ação publicitária, esta sim para reforçar com maior alcance o posicionamento de marca e as vantagens do cooperativismo.
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