O sucesso do pavilhão extra montado neste ano no Galegão surpreendeu até mesmo a organização da 40ª edição da Oktoberfest Blumenau. Campeão de fotografias – um levantamento prévio da prefeitura estima que sete em cada dez cliques da festa postados nas redes sociais foram feitas no espaço –, o ginásio de esportes teve um retorno triunfal após 27 anos longe da programação.

Continua depois da publicidade

A euforia, no entanto, acabou criando um “problema”, ou um bom desafio para o futuro. A proposta caiu nas graças do público e está praticamente forçando, no bom sentido, a Oktoberfest Blumenau a ampliá-la para as edições futuras. O prefeito Egidio Ferrari (PL) já determinou que se façam estudos neste sentido. Não há nada definido ainda, mas considera-se, por exemplo, a possibilidade de replicar o modelo em um setor maior da Vila Germânica.

Em 2025, o Galegão virou o queridinho do público e o ponto mais disputado da Oktoberfest Blumenau. Aos fins de semana, longas filas se formaram do lado de fora, configurando um disputado acesso ao ginásio.

Fotos mostram como ficou o Galegão

Lá dentro, os visitantes tinham uma experiência diferente do que se vê no restante dos pavilhões: uma decoração e uma proposta inspiradas na festa de Munique, chopes em canecos de vidro e comida de primeira servida em pratos de porcelana. Fora a possibilidade de poder ficar em pé nos bancos para curtir os shows no palco e as apresentações do festival de danças germânicas.

O Galegão voltou para ficar no ano em que a Oktoberfest Blumenau se tornou uma quarentona. Ele pode se tornar o símbolo de uma transformação conceitual e até geracional – o público majoritário da festa já é mais velho, entre 29 e 50 anos – que a festa vai experimentar no auge da sua maturidade.

Continua depois da publicidade

Leia também

CPI do Esgoto em Blumenau caminha para o fim sem um alvo para apontar o dedo

Condomínio gigante vai ocupar terreno nos fundos de empresa centenária de SC

WEG faz mudanças na diretoria de olho no crescimento internacional

Ataque de influenciador à Oktoberfest Blumenau vira caso de polícia