Blumenau recebe a partir desta quarta-feira (12) o Festival Brasileiro da Cerveja, com a presença de cervejarias de todo o Brasil. Balneário Camboriú recebe a partir desta quarta-feira (12) o Festival Brasileiro da Cerveja, com a presença de cervejarias de todo o Brasil. Não, você não leu errado: é isso mesmo. São eventos com o mesmo nome, nas mesmas datas e com propostas praticamente idênticas. Confuso? Sim. Por trás dessa espécie de “looping” cervejeiro, há uma guerra de narrativas e uma disputa por hegemonia que tem tumultuado os bastidores do setor.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Fisicamente, os dois eventos estarão separados por cerca de 75 quilômetros. Além das cidades, o que os diferencia essencialmente é a organização. Em Balneário Camboriú, a programação está sendo tocada pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec). É a mesma entidade que ficou responsável pelo festival (em Blumenau) nos últimos anos. Em Blumenau, a prefeitura entregou a gestão do evento em 2025 para a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja e a Escola Superior de Cerveja e Malte.
Em junho do ano passado, a prefeitura de Blumenau, que sustenta ser detentora legítima da marca do evento, rompeu com a Ablutec após rusgas com a entidade e insatisfações de cervejeiros locais virem à tona. Associações chegaram enviar uma nota aberta alegando que o festival e o concurso brasileiro da cerveja estariam seguindo por um “caminho equivocado”, sem diálogo com o mercado. Na época, a Ablutec subiu o tom contra as críticas e atacou o que chamou de interferência pública em eventos que eram organizados por uma entidade privada.
O caso foi parar nos tribunais, com ações judiciais distintas, de parte a parte, reivindicando a “paternidade” do festival. O imbróglio jurídico trouxe insegurança ao mercado e provocou dúvidas entre cervejarias. Algumas delas, apurou a coluna, estarão presentes em ambos os eventos para tirarem suas próprias conclusões. O próprio consumidor e amante da bebida tem sido induzido à confusão diante de programações parecidas e que acontecem ao mesmo tempo.
Continua depois da publicidade
Na prática, são dois festivais da mesma coisa, com mudanças pontuais no formato entre um e outro. A abertura de ambos nesta quarta-feira (12) representa uma batalha decisiva para saber qual deles prevalecerá. Ou se ambos conviverão em harmonia, cada um no seu quadrado. No fim, é o mercado quem dará essa resposta.
Leia também
Nova fábrica em Blumenau que será referência no Brasil abre vagas de emprego
Gigante têxtil de SC terá mulheres na diretoria pela primeira vez em quase 90 anos
Teatro Carlos Gomes em Blumenau vai aumentar de tamanho
Grupo investe em hotel de alto padrão dentro de condomínio de luxo “pé na areia” em Jurerê