A indústria liderou a criação de empregos formais, com carteira assinada, em Blumenau no mês de julho. Foram 471 vagas de trabalho abertas no setor no mês passado, mostram dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgados nesta quinta-feira (26).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
O segmento têxtil teve o maior destaque no período. Foram 198 novos empregos destinados à fabricação de produtos têxteis e outros 107 para confecção de artigos do vestuário e acessórios.
Ao todo, Blumenau abriu 671 novos empregos formais em julho. As outras 200 vagas são resultado de 140 contratações no comércio e 73 na construção. Serviços (-6) e agropecuária (-7) ficaram no vermelho. Apesar do saldo positivo, foi o segundo resultado mensal mais baixo do ano, atrás apenas de abril (505).
No acumulado de 2021, por outro lado, Blumenau está bem no cenário: são 10.432 novos postos de trabalho criados entre janeiro e julho, desempenho que, em Santa Catarina, perde apenas para Joinville (12.287).
Continua depois da publicidade
Nestes sete primeiros meses do ano, o setor de serviços puxou a geração de empregos em Blumenau, com a criação de 4.916 novos empregos. Na sequência aparece a indústria (+4.071), seguida pelo comércio (+884) e pela construção (+568). A agropecuária é o único segmento com saldo negativo em 2021, com perda de sete vagas.
Leia também
Com quiosque e playground, nova praça Dr. Blumenau deve ser inaugurada em novembro
Furb vai vender terreno em Gaspar para pagar dívidas e reformar campus em Blumenau
Casarão histórico na Alameda em Blumenau vai abrigar escritório e bistrô
Blumenau vai tornar vacinação contra a Covid-19 obrigatória para servidores
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram